FETRAF-Minas define comissão organizadora do Congresso

Na oportunidade, delegados são indicados para plenária da CUT no estado mineiro

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 21/07/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 21/07/2011 - 00:00

Com representantes de 40 sindicatos e entidades do ramo de seis regiões de Minas Gerais, a FETRAF-Minas definiu na terça-feira (19), a comissão organizadora do Congresso Estadual que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte, bem como os delegados para a 12ª Plenária Estatutária da CUT/MG e a substituta de Tereza dos Santos Silva, que pediu afastamento da Diretoria Executiva da Central.

A atividade foi realizada na sede da CUT/MG, na Região Central da capital mineira, e contou com a participação de Elisângela dos Santos Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, Marco Antônio de Jesus, presidente da Central; Carlos Magno de Freitas, secretário-geral e Shakespeare Martins de Jesus, da Direção Executiva da CUT. 

A Plenária indicou Elza Ilza Simões de Souza, que já integra a Direção Estadual da CUT/MG como a substituta de Tereza dos Santos Silva.  A comissão organizadora do Congresso Estadual é composta por Elza Ilza Simões de Souza, como representante do Sintraf de Divino; José Lino, de Espera Feliz; Ana Rita da Silva, de Prata e Região; Jotair Elias Flóres, de Simonésia; e Celso Afonso de Morais, do STR de Santa Bárbara.

Num total de 70 sindicatos realizarão mobilizações para eleger delegados para o Congresso Estadual da FETRAF.

Já os delegados indicados para a Plenária Estatutária da CUT/MG, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de setembro, são: Elza Ilza Simões de Souza, Ana Rita da Silva, José Leno e Jesus Brasilino da Silva. Participaram da Plenária da Fetraf-CUT representantes de sindicatos da Zona da Mata, Inconfidentes, Triângulo Mineiro, Leste, Alto Paranaíba e Vale do Aço.

Elisângela dos Santos Araújo, coordenadora Geral da Fetraf Brasil lembrou que nos últimos oito anos o governo federal implantou políticas públicas que trouxeram avanços para a agricultura família. “O plano de safra 2011/2012 prevê R$ 16 bilhões para a agricultura familiar. Mas podemos avançar mais nos próximos dez anos, principalmente com a reforma agrária. Mas é preciso também ter desenvolvimento”, afirmou.

Para Ana Rita da Silva, da FETRAF,  a realização da Plenária é oportuna. “Estamos num momento importante para reorganização e, principalmente, fortalecer a FETRAF e a agricultura familiar na disputa com o agronegócio. O confronto com a Cutrale, no Triângulo Mineiro, resultou na primeira desapropriação de interesse social no Estado. Por isso, precisamos fortalecer a federação como um todo”, disse Ana Rita da Silva.

 

Informações CUT-Minas

Título: FETRAF-Minas define comissão organizadora do Congresso, Conteúdo: Com representantes de 40 sindicatos e entidades do ramo de seis regiões de Minas Gerais, a FETRAF-Minas definiu na terça-feira (19), a comissão organizadora do Congresso Estadual que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte, bem como os delegados para a 12ª Plenária Estatutária da CUT/MG e a substituta de Tereza dos Santos Silva, que pediu afastamento da Diretoria Executiva da Central. A atividade foi realizada na sede da CUT/MG, na Região Central da capital mineira, e contou com a participação de Elisângela dos Santos Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, Marco Antônio de Jesus, presidente da Central; Carlos Magno de Freitas, secretário-geral e Shakespeare Martins de Jesus, da Direção Executiva da CUT.  A Plenária indicou Elza Ilza Simões de Souza, que já integra a Direção Estadual da CUT/MG como a substituta de Tereza dos Santos Silva.  A comissão organizadora do Congresso Estadual é composta por Elza Ilza Simões de Souza, como representante do Sintraf de Divino; José Lino, de Espera Feliz; Ana Rita da Silva, de Prata e Região; Jotair Elias Flóres, de Simonésia; e Celso Afonso de Morais, do STR de Santa Bárbara. Num total de 70 sindicatos realizarão mobilizações para eleger delegados para o Congresso Estadual da FETRAF. Já os delegados indicados para a Plenária Estatutária da CUT/MG, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de setembro, são: Elza Ilza Simões de Souza, Ana Rita da Silva, José Leno e Jesus Brasilino da Silva. Participaram da Plenária da Fetraf-CUT representantes de sindicatos da Zona da Mata, Inconfidentes, Triângulo Mineiro, Leste, Alto Paranaíba e Vale do Aço. Elisângela dos Santos Araújo, coordenadora Geral da Fetraf Brasil lembrou que nos últimos oito anos o governo federal implantou políticas públicas que trouxeram avanços para a agricultura família. “O plano de safra 2011/2012 prevê R$ 16 bilhões para a agricultura familiar. Mas podemos avançar mais nos próximos dez anos, principalmente com a reforma agrária. Mas é preciso também ter desenvolvimento”, afirmou. Para Ana Rita da Silva, da FETRAF,  a realização da Plenária é oportuna. “Estamos num momento importante para reorganização e, principalmente, fortalecer a FETRAF e a agricultura familiar na disputa com o agronegócio. O confronto com a Cutrale, no Triângulo Mineiro, resultou na primeira desapropriação de interesse social no Estado. Por isso, precisamos fortalecer a federação como um todo”, disse Ana Rita da Silva.   Informações CUT-Minas



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.