FETRAF e MDA debatem pauta de reivindicações da VI Jornada de Luta

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 27/04/2010 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 27/04/2010 - 00:00

Coordenação da FETRAF/Brasil-CUT e representantes de diversas FETRAFs estaduais estiveram na manhã desta terça, 27, em audiência com o ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, iniciando uma vasta agenda de negociações prevista para o decorrer da VI Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

A consolidação dos programas sociais em políticas públicas geradoras de renda, o alto preço dos insumos, a carência de assessoria técnica, a estruturação dos assentamentos, dívida agrícola e as questões ambientais foram pauta das discussões que contaram, além da equipe técnica do ministério, com a presença do presidente do Incra, Rolf Hackbart.

Em sua fala, Elisângela Araújo, coordenadora da FETRAF/Brasil, defendeu que é de responsabilidade dos movimentos, mas, principalmente do governo, que o benefício chegue para o agricultor familiar. ?De nada adianta o aumento de recursos se o agricultor não conseguir fechar o contrato?, disse ela.

Ministro Cassel considerou, entre outras coisas, que o censo agropecuário, comprovando estatisticamente a importância da agricultura familiar para a alimentação dos brasileiros, deveria ser melhor divulgado. Os dados levantados, segundo ele, precisam entrar no imaginário das pessoas para que haja um aval da sociedade quanto ao seguimento e, principalmente, a reforma agrária que ainda é vista com preconceito.

As negociações com o MDA continuam no próximo dia 29, quinta-feira, com a equipe técnica do ministério. A agenda para este dia 28 é com o INCRA, já as 9 da manhã, em sua sede.

Título: FETRAF e MDA debatem pauta de reivindicações da VI Jornada de Luta, Conteúdo: Coordenação da FETRAF/Brasil-CUT e representantes de diversas FETRAFs estaduais estiveram na manhã desta terça, 27, em audiência com o ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, iniciando uma vasta agenda de negociações prevista para o decorrer da VI Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. A consolidação dos programas sociais em políticas públicas geradoras de renda, o alto preço dos insumos, a carência de assessoria técnica, a estruturação dos assentamentos, dívida agrícola e as questões ambientais foram pauta das discussões que contaram, além da equipe técnica do ministério, com a presença do presidente do Incra, Rolf Hackbart. Em sua fala, Elisângela Araújo, coordenadora da FETRAF/Brasil, defendeu que é de responsabilidade dos movimentos, mas, principalmente do governo, que o benefício chegue para o agricultor familiar. ?De nada adianta o aumento de recursos se o agricultor não conseguir fechar o contrato?, disse ela. Ministro Cassel considerou, entre outras coisas, que o censo agropecuário, comprovando estatisticamente a importância da agricultura familiar para a alimentação dos brasileiros, deveria ser melhor divulgado. Os dados levantados, segundo ele, precisam entrar no imaginário das pessoas para que haja um aval da sociedade quanto ao seguimento e, principalmente, a reforma agrária que ainda é vista com preconceito. As negociações com o MDA continuam no próximo dia 29, quinta-feira, com a equipe técnica do ministério. A agenda para este dia 28 é com o INCRA, já as 9 da manhã, em sua sede.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.