FETRAF discute criação de Programa de Agroecologia

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 13/04/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 13/04/2011 - 00:00
Escrito por Fernanda Silva- Imprensa FETRAF-BRASIL

Composta por diversas organizações e movimentos sociais, a Articulação Nacional de Agroecologia, a qual a FETRAF-BRASIL integra, teve audiência com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, bem como com a secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) e Departamento de Extrativismo (DEX) para discutir a criação de um programa de agroecologia que articule as ações do MMA com outros ministérios.

A Articulação Nacional levantou a importante interação entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento Social (MDS) e da Educação e Cultura (MEC). Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, um bom exemplo que integração entre os ministérios poderia gerar consiste na inserção dos conceitos agroecológicos nas escolas.

?A agroecologia poderia integrar a grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio, assim como compor a base dos projetos políticos pedagógicos das escolas técnicas. E importante que o MMA esteja a frente desse processo de construção do programa para que possamos integrá-lo no Plano Plurianual 2012-2014?, informou o secretário.

Na ocasião discutiu-se também a necessidade da regulação do marco legal que estabelece a relação do governo com a sociedade civil, para que as organizações possam desenvolver projetos e potencializar o desenvolvimento sustentável.

A ministra reafirmou o compromisso do MMA com a agricultura familiar e, também no que se refere às questões de reformulação do Código Florestal. ?Não podemos abrir mão de especificar as realidades e afirmar a agricultura familiar como um modelo capaz de produzir com preservação ambiental e até de desenvolver ações que fortaleçam a agrobiodiversidade por meio de práticas agroecologicas?, Izabella considerou as ?organizações peças fundamentais para isso?.

GT do Programa

O Grupo de Trabalho criado para elaborar o programa voltará a se reunir no início do mês de maio, onde apresentará ações imediatas e plano completo a ser contemplado no PPA 2012-2014.
Título: FETRAF discute criação de Programa de Agroecologia, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva- Imprensa FETRAF-BRASIL Composta por diversas organizações e movimentos sociais, a Articulação Nacional de Agroecologia, a qual a FETRAF-BRASIL integra, teve audiência com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, bem como com a secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) e Departamento de Extrativismo (DEX) para discutir a criação de um programa de agroecologia que articule as ações do MMA com outros ministérios. A Articulação Nacional levantou a importante interação entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento Social (MDS) e da Educação e Cultura (MEC). Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, um bom exemplo que integração entre os ministérios poderia gerar consiste na inserção dos conceitos agroecológicos nas escolas. ?A agroecologia poderia integrar a grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio, assim como compor a base dos projetos políticos pedagógicos das escolas técnicas. E importante que o MMA esteja a frente desse processo de construção do programa para que possamos integrá-lo no Plano Plurianual 2012-2014?, informou o secretário. Na ocasião discutiu-se também a necessidade da regulação do marco legal que estabelece a relação do governo com a sociedade civil, para que as organizações possam desenvolver projetos e potencializar o desenvolvimento sustentável. A ministra reafirmou o compromisso do MMA com a agricultura familiar e, também no que se refere às questões de reformulação do Código Florestal. ?Não podemos abrir mão de especificar as realidades e afirmar a agricultura familiar como um modelo capaz de produzir com preservação ambiental e até de desenvolver ações que fortaleçam a agrobiodiversidade por meio de práticas agroecologicas?, Izabella considerou as ?organizações peças fundamentais para isso?.GT do Programa O Grupo de Trabalho criado para elaborar o programa voltará a se reunir no início do mês de maio, onde apresentará ações imediatas e plano completo a ser contemplado no PPA 2012-2014.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.