FETRAF-BRASIL participa da CELAC

O evento visa e debater e intercambiar experiências de políticas públicas destinadas a apoiar a inclusão produtiva dos agricultores familiares e camponeses dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Escrito por: Fernanda Silva • Publicado em: 06/11/2013 - 12:48 Escrito por: Fernanda Silva Publicado em: 06/11/2013 - 12:48

Nesta terça e quarta-feira, o Coordenador Geral da FETRAF-BRASIL Marcos Rochinski, participa da I Reunião de Altos Funcionários sobre Agricultura Familiar da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - CELAC”, que acontece na capital federal.

O evento tem o objetivo de debater e intercambiar experiências de políticas públicas destinadas a apoiar a inclusão produtiva dos agricultores familiares e camponeses, desde os instrumentos de crédito até as políticas de assistência técnica e os programas de compras institucionais, assim como ilustrar e debater experiências de cooperação e diálogo sobre o desenvolvimento rural na região da América Latina e do Caribe, com o intuito de estabelecer as bases de cooperação sobre a matéria no interior da CELAC.

Para o coordenador Geral, esse é considerado um processo importante de articulação entre países latinos e caribenhos.

“A FETRAF participa da reunião como representante da sociedade civil organizada e juntamente com representantes de ministério da agricultura, e de desenvolvimento rural de outros países devemos sair daqui com uma proposta. Esse é um passo importante principalmente porque em 2014, será o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, considerou Rochinski.

Sobre a CELAC

A Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos – CELAC foi criada na “Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe”, realizada na Riviera Maya (México), em fevereiro de 2010, em histórica decisão dos Chefes de Estado e de Governo da região. A Cúpula da Unidade compreendeu a II Cúpula da América Latina e o Caribe sobre Integração e Desenvolvimento – CALC e a XXI Cúpula do Grupo do Rio.

Na ocasião, houve consenso em constituir um novo mecanismo de concertação política e integração, que abrigará os trinta e três países da América do Sul, América Central e Caribe. A CELAC assumiria o patrimônio histórico do Grupo do Rio (concertação política), cuja Secretaria de turno é exercida atualmente pelo Chile, e da CALC (desenvolvimento e integração), cuja presidência temporária é venezuelana. Em julho de 2011, foi realizada, na Venezuela, a III CALC, quando foi completado o processo de constituição da CELAC.

Título: FETRAF-BRASIL participa da CELAC, Conteúdo: Nesta terça e quarta-feira, o Coordenador Geral da FETRAF-BRASIL Marcos Rochinski, participa da I Reunião de Altos Funcionários sobre Agricultura Familiar da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos - CELAC”, que acontece na capital federal. O evento tem o objetivo de debater e intercambiar experiências de políticas públicas destinadas a apoiar a inclusão produtiva dos agricultores familiares e camponeses, desde os instrumentos de crédito até as políticas de assistência técnica e os programas de compras institucionais, assim como ilustrar e debater experiências de cooperação e diálogo sobre o desenvolvimento rural na região da América Latina e do Caribe, com o intuito de estabelecer as bases de cooperação sobre a matéria no interior da CELAC. Para o coordenador Geral, esse é considerado um processo importante de articulação entre países latinos e caribenhos. “A FETRAF participa da reunião como representante da sociedade civil organizada e juntamente com representantes de ministério da agricultura, e de desenvolvimento rural de outros países devemos sair daqui com uma proposta. Esse é um passo importante principalmente porque em 2014, será o Ano Internacional da Agricultura Familiar”, considerou Rochinski. Sobre a CELAC A Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos – CELAC foi criada na “Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe”, realizada na Riviera Maya (México), em fevereiro de 2010, em histórica decisão dos Chefes de Estado e de Governo da região. A Cúpula da Unidade compreendeu a II Cúpula da América Latina e o Caribe sobre Integração e Desenvolvimento – CALC e a XXI Cúpula do Grupo do Rio. Na ocasião, houve consenso em constituir um novo mecanismo de concertação política e integração, que abrigará os trinta e três países da América do Sul, América Central e Caribe. A CELAC assumiria o patrimônio histórico do Grupo do Rio (concertação política), cuja Secretaria de turno é exercida atualmente pelo Chile, e da CALC (desenvolvimento e integração), cuja presidência temporária é venezuelana. Em julho de 2011, foi realizada, na Venezuela, a III CALC, quando foi completado o processo de constituição da CELAC.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.