FETRAF Bahia iniciar construções de 1668 novas tecnologias de consumo.

Cisternas e barreiros trazem novas esperanças e sonhos para agricultores familiares baianos

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 16/06/2015 - 10:07 Escrito por: FETRAF Publicado em: 16/06/2015 - 10:07

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF BAHIA) através do Projeto de Cisternas de Consumo Humano do Governo Federal e também através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) iniciou as construções de 1668 novas tecnologias para o estado da Bahia. Dividido em lotes, nesta etapa as cidades contempladas serão: Mortugaba, Jaguarari, Andorinhas, Feira de Santana, Lamarão, Serra Preta e Candeal. Sendo construídas 1230 no Lote 10 (cidades de Jaguarari e Andorinhas), lote18 (cidades de Feira de Santana, Lamarão, Candeal e Serra Preta) e lote 20 ( cidades de Mortugaba).

Antes de ser contemplada com a cisterna,  a senhora Vera Lucia, da comunidade de Caldeirão, em Feira de Santana (BA), o acesso à água era complicado. “A gente não tinha água boa e de qualidade para tomar, não tinha como você guardar aquela água que chegava no inverno. Ela acabava e você ficava sem”. Explica Vera, que andava metros para conseguir água consumo e os afazeres de casa. Agora é contagem regressiva para a construção da cisterna. 

De acordo com o coordenador da FETRAF BAHIA Rosival Leite, com essas cisternas e barreiros, milhares de pessoas passarão a ter água de qualidade no período da estiagem. “Nós estamos mudando a cara da zona rural, estamos mudando a vida dessas famílias, porque com isso melhoramos a autoestima, os sonhos, a realidade dentro e fora das casas, da comunidade e até da cidade, devido a pequenos agricultores familiares saberem produzir e economizar, para gerar emprego e renda para eles, diminuindo o êxodo na zona rural”, disse Rosival.

Elisangela Araujo relatou que a ideia de construir as cisternas de placas de cimento partiu das necessidades dos homens e das mulheres do campo. “São tecnologias que utilizam a força de trabalho da comunidade, que mobiliza a força de trabalho local e dinamiza a economia local”.

Antes das construções das cisternas ou barreiros, os agricultores familiares passaram pelos cursos de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), que tem objetivo de qualificar ainda mais através das experiências dos agricultores a importância da água e de seus cuidados. Além disso, informa como deve se dar o gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH),para instruir como administrar a água para a produção.

A FETRAF BAHIA vem desenvolvendo atividades para os agricultores familiares em todos os territórios baianos, com ênfase em habitação rural, água, assistência técnica, debate sobre comunicação e o fortalecimento da mulher, além de valorizar os pequenos agricultores nas suas produções, fortalecendo as feiras de agricultura familiar e economia solidária. 

Título: FETRAF Bahia iniciar construções de 1668 novas tecnologias de consumo., Conteúdo: A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF BAHIA) através do Projeto de Cisternas de Consumo Humano do Governo Federal e também através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) iniciou as construções de 1668 novas tecnologias para o estado da Bahia. Dividido em lotes, nesta etapa as cidades contempladas serão: Mortugaba, Jaguarari, Andorinhas, Feira de Santana, Lamarão, Serra Preta e Candeal. Sendo construídas 1230 no Lote 10 (cidades de Jaguarari e Andorinhas), lote18 (cidades de Feira de Santana, Lamarão, Candeal e Serra Preta) e lote 20 ( cidades de Mortugaba). Antes de ser contemplada com a cisterna,  a senhora Vera Lucia, da comunidade de Caldeirão, em Feira de Santana (BA), o acesso à água era complicado. “A gente não tinha água boa e de qualidade para tomar, não tinha como você guardar aquela água que chegava no inverno. Ela acabava e você ficava sem”. Explica Vera, que andava metros para conseguir água consumo e os afazeres de casa. Agora é contagem regressiva para a construção da cisterna.  De acordo com o coordenador da FETRAF BAHIA Rosival Leite, com essas cisternas e barreiros, milhares de pessoas passarão a ter água de qualidade no período da estiagem. “Nós estamos mudando a cara da zona rural, estamos mudando a vida dessas famílias, porque com isso melhoramos a autoestima, os sonhos, a realidade dentro e fora das casas, da comunidade e até da cidade, devido a pequenos agricultores familiares saberem produzir e economizar, para gerar emprego e renda para eles, diminuindo o êxodo na zona rural”, disse Rosival. Elisangela Araujo relatou que a ideia de construir as cisternas de placas de cimento partiu das necessidades dos homens e das mulheres do campo. “São tecnologias que utilizam a força de trabalho da comunidade, que mobiliza a força de trabalho local e dinamiza a economia local”. Antes das construções das cisternas ou barreiros, os agricultores familiares passaram pelos cursos de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), que tem objetivo de qualificar ainda mais através das experiências dos agricultores a importância da água e de seus cuidados. Além disso, informa como deve se dar o gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH),para instruir como administrar a água para a produção. A FETRAF BAHIA vem desenvolvendo atividades para os agricultores familiares em todos os territórios baianos, com ênfase em habitação rural, água, assistência técnica, debate sobre comunicação e o fortalecimento da mulher, além de valorizar os pequenos agricultores nas suas produções, fortalecendo as feiras de agricultura familiar e economia solidária. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.