Estados preparam pauta para Jornada de Lutas 2011

Nos dias 24 e 25 de março, representantes das FETRAFs Bahia, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará reuniram-se em Salvador, para discutir o processo de organização da Jornada de Luta

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 25/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 25/03/2011 - 00:00
Norte e Nordeste traçam estratégias de mobilização

Nos dias 24 e 25 de março, representantes das FETRAFs Bahia, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará reuniram-se em Salvador, para discutir o processo de organização da Jornada de Lutas 2011, e a organização sindical da região Nordeste.

Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a ocasião proporcionou a discussão específica sobre os problemas locais.

?Foi um encontro muito importante, onde pudemos aprofundar a realidade das FETRAFs da região e debater o processo de organização da agricultura familiar delineando os avanços e desafios, com o intuito de fortalecer a categoria no Nordeste?, declarou.

Os estados apresentaram suas demandas e, durante os dois dias, construíram pauta de reivindicação sob quatro eixos centrais: reforma agrária, trabalho e renda, políticas sociais e infraestrutura.

Para negociar a pauta, definiram o período de mobilização em Fortaleza, nos dias 3 e 4 de maio, tendo como foco o Banco do Nordeste, Denocs, Sudene, Ministério da Integração, MDA e governadores dos estados, com o objetivo de aliar as ações fortalecendo uma outra perspectiva de desenvolvimento regional. Serão mobilizadas para essas atividades cerca de três mil agricultores familiares.

De acordo com a coordenadora, ocorrerão debates e mobilizações em todos os municípios, num processo de fortalecimento e desenvolvimento dos sindicatos, empenhados em gerar renda e garantir a segurança alimentar.

  Belém do Pará



Cerca de 50 agricultores familiares participaram do seminário realizado no último dia 27. Na pauta, reforma agrária, meio ambiente, crédito e endividamento.

O estado ainda definirá as datas para as mobilizações, que deverá ocorrer entre 25 de abril e 10 de maio.

Nesse ano, a realização dos encontros regionais tem objetivo importante. ?Construir uma jornada descentralizada, pautada na adversidade das demandas e desafios de cada região do país. Também uma oportunidade de aprofundar bastante o caráter de mobilização e negociação da jornada, pois, o encontro permite o diálogo com parceiros que são fundamentais nas ações conjuntas de mobilização e nas grandes temáticas como reforma agrária e meio ambiente. Essas ações conjuntas, nos fortalecem no enfrentamento dos desafios da agricultura familiar e da reforma agrária e na construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade social, econômica e ambiental para um Brasil rural com gente vivendo com dignidade?, informou Elisângela.

Veja vídeos relacionados:







Título: Estados preparam pauta para Jornada de Lutas 2011, Conteúdo: Norte e Nordeste traçam estratégias de mobilização Nos dias 24 e 25 de março, representantes das FETRAFs Bahia, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará reuniram-se em Salvador, para discutir o processo de organização da Jornada de Lutas 2011, e a organização sindical da região Nordeste. Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a ocasião proporcionou a discussão específica sobre os problemas locais. ?Foi um encontro muito importante, onde pudemos aprofundar a realidade das FETRAFs da região e debater o processo de organização da agricultura familiar delineando os avanços e desafios, com o intuito de fortalecer a categoria no Nordeste?, declarou. Os estados apresentaram suas demandas e, durante os dois dias, construíram pauta de reivindicação sob quatro eixos centrais: reforma agrária, trabalho e renda, políticas sociais e infraestrutura. Para negociar a pauta, definiram o período de mobilização em Fortaleza, nos dias 3 e 4 de maio, tendo como foco o Banco do Nordeste, Denocs, Sudene, Ministério da Integração, MDA e governadores dos estados, com o objetivo de aliar as ações fortalecendo uma outra perspectiva de desenvolvimento regional. Serão mobilizadas para essas atividades cerca de três mil agricultores familiares. De acordo com a coordenadora, ocorrerão debates e mobilizações em todos os municípios, num processo de fortalecimento e desenvolvimento dos sindicatos, empenhados em gerar renda e garantir a segurança alimentar.   Belém do Pará Cerca de 50 agricultores familiares participaram do seminário realizado no último dia 27. Na pauta, reforma agrária, meio ambiente, crédito e endividamento. O estado ainda definirá as datas para as mobilizações, que deverá ocorrer entre 25 de abril e 10 de maio. Nesse ano, a realização dos encontros regionais tem objetivo importante. ?Construir uma jornada descentralizada, pautada na adversidade das demandas e desafios de cada região do país. Também uma oportunidade de aprofundar bastante o caráter de mobilização e negociação da jornada, pois, o encontro permite o diálogo com parceiros que são fundamentais nas ações conjuntas de mobilização e nas grandes temáticas como reforma agrária e meio ambiente. Essas ações conjuntas, nos fortalecem no enfrentamento dos desafios da agricultura familiar e da reforma agrária e na construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade social, econômica e ambiental para um Brasil rural com gente vivendo com dignidade?, informou Elisângela. Veja vídeos relacionados:



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.