E acontece hoje mais uma oficina de Capacitação ao Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Maranhão recebe a segunda etapa de oficinas que visam explicar o programa em sua totalidade, para que haja desburocratização e agilidade no PNCF.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 02/07/2015 - 12:46 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 02/07/2015 - 12:46

Já se sabe que o PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário)  é composto de um conjunto de ações que promovem o acesso à terra e aos investimentos básicos e produtivos, que permitem estruturar os imóveis rurais. Sem contar que através dele, os beneficiários poderão ter acesso a outras politicas públicas e também a oportunidades de terem sua própria geração de renda.

No estado do Maranhão, a oficina de capacitação que vai qualificar mais de vinte operadores locais, acontece nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3) em São Luís do Maranhão. Essa oficina vem para nivelar o conhecimento, debater as principais dificuldades e conhecer todo o sistema operacional do Programa.

Vicente Mesquita, delegado do MDA no estado do Maranhão, fala da importância desse tipo de qualificação para todos os operadores que estarão à frente do programa.

“O PNCF é complementar a reforma agrária, porém possui suas complexidades. A oficina tem como objetivo preparar essas lideranças sindicais para operar o programa com transparência e eficiência. Essas oficinas que a FETRAF tem realizado culminam na preparação dos operadores no estado”.

O coordenador de gestão e finanças da FETRAF/BRASIL Lázaro Bento, participa da oficina e também acredita no poder da disseminação dessas informações.

“Na verdade essas oficinas são de suma importância. Primeiro por que trazem todas as lideranças dos municípios a um debate conjunto. Segundo por que faz com elas tenham um conhecimento “igualado”. Ou seja, a oficina vem para capacitar este grupo de pessoas que serão responsáveis por impulsionar o PNCF no estado. Os vários municípios, regiões e comunidades precisam entender como funciona “o passo a passo” do Programa para que ele se torne realidade, da forma mais rápida e organizada”.

Graça Amorin, coordenadora de mulheres e da federação no estado (FETRAF/MA) acredita que técnicos mais preparados é sinônimo de agricultores e agricultoras morando em suas propriedades com mais qualidade de vida.

"Para nós do estado, essa oficina de capacitação que traz lideranças e técnicos responsáveis por “colocar a mão na massa”, retrata a esperança de famílias com pouca terra, ou até mesmo, sem terra nenhuma de se apropriarem dos conhecimentos para acessar o PNCF. No Maranhão, temos histórico de lutas pela terra, principalmente, no que diz respeito à reforma agrária convencional, ou seja, por ocupação de terras que estão improdutivas e aptas para desapropriação. Por isso com essa oportunidade de aprendizado, entender o programa que permite acessar a terra através da compra direta, tem total relevância para todos que estão engajados. É importante entender que devemos ter força de vontade e mobilizar as bases. Assim as informações levadas a cada município pode tornar o programa cada vez mais rápido e possível".

Título: E acontece hoje mais uma oficina de Capacitação ao Programa Nacional de Crédito Fundiário., Conteúdo: Já se sabe que o PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário)  é composto de um conjunto de ações que promovem o acesso à terra e aos investimentos básicos e produtivos, que permitem estruturar os imóveis rurais. Sem contar que através dele, os beneficiários poderão ter acesso a outras politicas públicas e também a oportunidades de terem sua própria geração de renda. No estado do Maranhão, a oficina de capacitação que vai qualificar mais de vinte operadores locais, acontece nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3) em São Luís do Maranhão. Essa oficina vem para nivelar o conhecimento, debater as principais dificuldades e conhecer todo o sistema operacional do Programa. Vicente Mesquita, delegado do MDA no estado do Maranhão, fala da importância desse tipo de qualificação para todos os operadores que estarão à frente do programa. “O PNCF é complementar a reforma agrária, porém possui suas complexidades. A oficina tem como objetivo preparar essas lideranças sindicais para operar o programa com transparência e eficiência. Essas oficinas que a FETRAF tem realizado culminam na preparação dos operadores no estado”. O coordenador de gestão e finanças da FETRAF/BRASIL Lázaro Bento, participa da oficina e também acredita no poder da disseminação dessas informações. “Na verdade essas oficinas são de suma importância. Primeiro por que trazem todas as lideranças dos municípios a um debate conjunto. Segundo por que faz com elas tenham um conhecimento “igualado”. Ou seja, a oficina vem para capacitar este grupo de pessoas que serão responsáveis por impulsionar o PNCF no estado. Os vários municípios, regiões e comunidades precisam entender como funciona “o passo a passo” do Programa para que ele se torne realidade, da forma mais rápida e organizada”. Graça Amorin, coordenadora de mulheres e da federação no estado (FETRAF/MA) acredita que técnicos mais preparados é sinônimo de agricultores e agricultoras morando em suas propriedades com mais qualidade de vida. "Para nós do estado, essa oficina de capacitação que traz lideranças e técnicos responsáveis por “colocar a mão na massa”, retrata a esperança de famílias com pouca terra, ou até mesmo, sem terra nenhuma de se apropriarem dos conhecimentos para acessar o PNCF. No Maranhão, temos histórico de lutas pela terra, principalmente, no que diz respeito à reforma agrária convencional, ou seja, por ocupação de terras que estão improdutivas e aptas para desapropriação. Por isso com essa oportunidade de aprendizado, entender o programa que permite acessar a terra através da compra direta, tem total relevância para todos que estão engajados. É importante entender que devemos ter força de vontade e mobilizar as bases. Assim as informações levadas a cada município pode tornar o programa cada vez mais rápido e possível".



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.