Direção da FETRAF/BRASIL se reúne com MDA e SRA para dialogar sobre mudanças no Programa de Crédito Fundiário

A FETRAF BRASIL se reuniu com a Secretária executiva do MDA Maria Fernanda e o Secretário do reordenamento agrário Adhemar Almeida para pautar melhorias no crédito fundiário

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 09/07/2015 - 13:49 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 09/07/2015 - 13:49

 

 

 

A FETRAF BRASIL se reuniu nesta terça-feira (8) com a Secretária executiva do MDA Maria Fernanda e o Secretário do reordenamento agrário Adhemar Almeida no ministério do desenvolvimento agrário.

O MDA recebeu na apresentação do Plano Safra a incumbência da presidenta Dilma de em 30 dias apresentar uma proposta definitiva para a questão do crédito fundiário. Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/BRASIL explicou suas perspectivas para esse encontro. "Nós como entidade, esperávamos que nesta reunião já fossem apresentadas propostas concretas, inclusive sobre o que o grupo de trabalho do governo (MDA, a Casa Civil, o Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda) está preparando, realizando. No entanto, essas propostas que tanto cobramos das organizações ainda não existem. Solicitamos que o MDA assuma as propostas relacionadas ao crédito fundiário discutidas durante o processo de mobilizações. A partir do momento que o MDA assumir essas propostas apresentadas pelas entidades sociais como sendo “parte deles”, certamente vão ganhar mais força". Explanou Marcos.

Foi agendada  para a semana que vem, uma nova reunião dentro desse formato, na eminência de que seja apresentada  proposta de teto para enquadramento,  proposta de teto para financiamento e proposta de fluxo, na perspectiva de desburocratizar o programa.

Marcos  ainda mencionou a importância dessa politica pública para milhares de familias. "Nós estamos tratando de uma politica fundamental, por isso vamos esperar que até o dia 22 de julho se cumpra o prazo estabelecido pela presidenta, e o que tanto almejamos seja contemplado. Caso isso não ocorra, tanto a FETRAF como as outras organizações cogitam a realização de mobilizações. Sabemos o real valor dessa politica que beneficia milhares de famílias e mesmo assim é tratada com descaso. Esperávamos que esse decreto da regulamentação do crédito fundiário fosse anunciado no plano safra, mas foi adiado por 30 dias e até hoje, nenhum encaminhamento foi dado. Existe uma perspectiva positiva para a próxima reunião, pois a secretária executiva Maria Fernanda, se comprometeu em incorporar as propostas do MDA como base do que foi apresentado pelas organizações. Assim somaremos forças e vai existir "mais poder"  para chegar no centro do governo e  trazer propostas que contemplem nossasexpectativas. Concluiu o coordenador.

 

Título: Direção da FETRAF/BRASIL se reúne com MDA e SRA para dialogar sobre mudanças no Programa de Crédito Fundiário, Conteúdo:       A FETRAF BRASIL se reuniu nesta terça-feira (8) com a Secretária executiva do MDA Maria Fernanda e o Secretário do reordenamento agrário Adhemar Almeida no ministério do desenvolvimento agrário. O MDA recebeu na apresentação do Plano Safra a incumbência da presidenta Dilma de em 30 dias apresentar uma proposta definitiva para a questão do crédito fundiário. Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/BRASIL explicou suas perspectivas para esse encontro. "Nós como entidade, esperávamos que nesta reunião já fossem apresentadas propostas concretas, inclusive sobre o que o grupo de trabalho do governo (MDA, a Casa Civil, o Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda) está preparando, realizando. No entanto, essas propostas que tanto cobramos das organizações ainda não existem. Solicitamos que o MDA assuma as propostas relacionadas ao crédito fundiário discutidas durante o processo de mobilizações. A partir do momento que o MDA assumir essas propostas apresentadas pelas entidades sociais como sendo “parte deles”, certamente vão ganhar mais força". Explanou Marcos. Foi agendada  para a semana que vem, uma nova reunião dentro desse formato, na eminência de que seja apresentada  proposta de teto para enquadramento,  proposta de teto para financiamento e proposta de fluxo, na perspectiva de desburocratizar o programa. Marcos  ainda mencionou a importância dessa politica pública para milhares de familias. "Nós estamos tratando de uma politica fundamental, por isso vamos esperar que até o dia 22 de julho se cumpra o prazo estabelecido pela presidenta, e o que tanto almejamos seja contemplado. Caso isso não ocorra, tanto a FETRAF como as outras organizações cogitam a realização de mobilizações. Sabemos o real valor dessa politica que beneficia milhares de famílias e mesmo assim é tratada com descaso. Esperávamos que esse decreto da regulamentação do crédito fundiário fosse anunciado no plano safra, mas foi adiado por 30 dias e até hoje, nenhum encaminhamento foi dado. Existe uma perspectiva positiva para a próxima reunião, pois a secretária executiva Maria Fernanda, se comprometeu em incorporar as propostas do MDA como base do que foi apresentado pelas organizações. Assim somaremos forças e vai existir "mais poder"  para chegar no centro do governo e  trazer propostas que contemplem nossasexpectativas. Concluiu o coordenador.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.