Dilma assina decretos de regularização fundiária de terras quilombolas.

Na cerimônia de apresentação do Plano Safra, a Presidenta Dilma Rousseff assinou decretos de desapropriação de terras para a regularização de territórios quilombolas.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 24/06/2015 - 14:23 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 24/06/2015 - 14:23

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se definem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

E nesta última segunda-feira (22), na cerimônia de apresentação do Plano Safra, a Presidenta Dilma Rousseff assinou decretos de desapropriação de terras para a regularização de territórios quilombolas para garantir a posse da terra a essas famílias. Os decretos regularizam áreas nos estados do Maranhão, Bahia, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Pará e Rio de Janeiro, devendo beneficiar aproximadamente 2.451 famílias quilombolas.

Dilma Roussef em seu discurso, explicou que essa decisão faz justiça a essa população, com quem o país tem uma dívida histórica.

Lembrou que no século passado, entre a população recenseada, mesmo que muitos escravos não tenham sido computados, a grande maioria da população que integrava o povo brasileiro era de escravos, que fugiam e criaram os quilombos.

“Os decretos que assinei de regularização de terras quilombolas garantirão a essas populações, além de direitos, a base para o seu trabalho”, disse a presidenta.

Para Marcos Rochinski, coordenador Nacional da Fetraf/Brasil, a assinatura destes decretos de desapropriação das áreas quilombolas é de extrema importância para essa população muitas vezes esquecida. “Um atendimento por parte do governo a reivindicações históricas, sobretudo das organizações ligadas ao setor, nos faz entender que além de famílias beneficiadas, haverá também  o pagamento de uma dívida social dos estados brasileiro com essas famílias, com essas populações que historicamente foram injustiçadas em nosso país”.

.

Título: Dilma assina decretos de regularização fundiária de terras quilombolas., Conteúdo: As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se definem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas. E nesta última segunda-feira (22), na cerimônia de apresentação do Plano Safra, a Presidenta Dilma Rousseff assinou decretos de desapropriação de terras para a regularização de territórios quilombolas para garantir a posse da terra a essas famílias. Os decretos regularizam áreas nos estados do Maranhão, Bahia, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Pará e Rio de Janeiro, devendo beneficiar aproximadamente 2.451 famílias quilombolas. Dilma Roussef em seu discurso, explicou que essa decisão faz justiça a essa população, com quem o país tem uma dívida histórica. Lembrou que no século passado, entre a população recenseada, mesmo que muitos escravos não tenham sido computados, a grande maioria da população que integrava o povo brasileiro era de escravos, que fugiam e criaram os quilombos. “Os decretos que assinei de regularização de terras quilombolas garantirão a essas populações, além de direitos, a base para o seu trabalho”, disse a presidenta. Para Marcos Rochinski, coordenador Nacional da Fetraf/Brasil, a assinatura destes decretos de desapropriação das áreas quilombolas é de extrema importância para essa população muitas vezes esquecida. “Um atendimento por parte do governo a reivindicações históricas, sobretudo das organizações ligadas ao setor, nos faz entender que além de famílias beneficiadas, haverá também  o pagamento de uma dívida social dos estados brasileiro com essas famílias, com essas populações que historicamente foram injustiçadas em nosso país”. .



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.