CONTRAF BRASIL leva conhecimento da agricultura familiar para seminário internacional

Em Bruxelas, o coordenador geral Marcos Rochinski, apresentou o papel e a importância das leguminosas para a produção e o consumo sustentável de alimentos no Brasil.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 28/10/2016 - 14:34 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 28/10/2016 - 14:34
Mais uma vez a CONTRAF BRASIL se destaca como uma das organizações protagonistas que defendem a agricultura familiar do Brasil. Desta vez, com presença em atividades internacionais, em Bruxelas, o coordenador geral Marcos Rochinski, apresentou o papel e a importância das leguminosas para a produção e o consumo sustentável de alimentos no Brasil.
 
Dentre as atividades, a CONTRAF BRASIL também mostrou no seminário os impactos do cultivo da soja em larga escala para o meio ambiente em médio e longo prazo, os efeitos de desmatamento, degradação do solo e a contaminação da água por agrotóxico.  
 
Para Rochinski, há uma preocupação da agricultura familiar com este tipo de modelo de produção, que sobretudo faz o uso indiscriminado do agrotóxico. “Temos que pensar na qualidade do que é produzido, são alimentos que estão recebendo veneno e iremos consumir. Como fica a questão da preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade? ”, leva a reflexão.
 
As reuniões aconteceram com comissões e departamentos de agricultura europeia com o objetivo de reforçar a pauta estratégica da agricultura familiar com a União Europeia, e abertura para acordos comerciais e intercâmbios com organizações familiares dos países deste continente. 
 
“Essa atividade fortalece a agricultura familiar e reforça o papel da CONTRAF BRASIL na representatividade da categoria. Além de buscarmos efetivar nossas políticas econômicas no Brasil, também é importante alinharmos nossas lutas com agendas internacionais. Nossos objetivos vão para além das fronteiras, logo é necessário buscar esse apoio com países que possuem também o propósito da soberania alimentar”, explica Marcos.
 
LEGUMINOSOS
 
As leguminosas são plantas da família da ervilha. As vagens, ou frutos, dessas plantas chamam-se legumes. Existem mais de 18 mil espécies de leguminosas, entre as quais estão o feijão, a ervilha, o amendoim e a soja. A FAO declarou 2016 como Ano Internacional da categoria de vegetais que podem, segundo o organismo internacional, assegurar uma alimentação saudável e contribuir para o combate à fome.
Título: CONTRAF BRASIL leva conhecimento da agricultura familiar para seminário internacional, Conteúdo: Mais uma vez a CONTRAF BRASIL se destaca como uma das organizações protagonistas que defendem a agricultura familiar do Brasil. Desta vez, com presença em atividades internacionais, em Bruxelas, o coordenador geral Marcos Rochinski, apresentou o papel e a importância das leguminosas para a produção e o consumo sustentável de alimentos no Brasil.   Dentre as atividades, a CONTRAF BRASIL também mostrou no seminário os impactos do cultivo da soja em larga escala para o meio ambiente em médio e longo prazo, os efeitos de desmatamento, degradação do solo e a contaminação da água por agrotóxico.     Para Rochinski, há uma preocupação da agricultura familiar com este tipo de modelo de produção, que sobretudo faz o uso indiscriminado do agrotóxico. “Temos que pensar na qualidade do que é produzido, são alimentos que estão recebendo veneno e iremos consumir. Como fica a questão da preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade? ”, leva a reflexão.   As reuniões aconteceram com comissões e departamentos de agricultura europeia com o objetivo de reforçar a pauta estratégica da agricultura familiar com a União Europeia, e abertura para acordos comerciais e intercâmbios com organizações familiares dos países deste continente.    “Essa atividade fortalece a agricultura familiar e reforça o papel da CONTRAF BRASIL na representatividade da categoria. Além de buscarmos efetivar nossas políticas econômicas no Brasil, também é importante alinharmos nossas lutas com agendas internacionais. Nossos objetivos vão para além das fronteiras, logo é necessário buscar esse apoio com países que possuem também o propósito da soberania alimentar”, explica Marcos.   LEGUMINOSOS   As leguminosas são plantas da família da ervilha. As vagens, ou frutos, dessas plantas chamam-se legumes. Existem mais de 18 mil espécies de leguminosas, entre as quais estão o feijão, a ervilha, o amendoim e a soja. A FAO declarou 2016 como Ano Internacional da categoria de vegetais que podem, segundo o organismo internacional, assegurar uma alimentação saudável e contribuir para o combate à fome.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.