CONTRAF BRASIL diz que além da volta do MDA é preciso recomposição do orçamento para a agricultura familiar

O ponto alto do debate foi a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto pelo atual governo Temer, que pôs um fim a continuidade de muitas políticas agrárias.

Escrito por: Assessoria da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa/ FOTO - Agência Câmara • Publicado em: 21/10/2016 - 17:33 Escrito por: Assessoria da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa/ FOTO - Agência Câmara Publicado em: 21/10/2016 - 17:33
 
Representantes da agricultura familiar da CONTRAF BRASIL participaram dos debates na Câmara dos Deputados nesta semana, 19.10, quando parlamentares colocaram em pauta os desafios da agricultura familiar, as dificuldades que os trabalhadores do campo têm enfrentados nos últimos meses, a permanência dos jovens no campo, aposentadoria, políticas públicas e orçamento para a agricultura nos próximos anos.
 
O ponto alto do debate foi a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto pelo atual governo Temer, que pôs um fim a continuidade de muitas políticas agrárias que alavancaram a economia do país por meio da agricultura familiar. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, quase 85% do total de estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a agricultores familiares.
 
O coordenador da CONTRAF BRASIL avalia que é necessário mais do que a volta do MDA, que é preciso também a recomposição do orçamento da reforma agrária e agricultura familiar.
 
“É muito estranho ver os mesmos deputados que votaram a favor do impeachment e que ajudaram a enterrar o MDA sendo a favor desse governo golpista, cobrarem agora a volta do ministério. É muito contraditório! Porém, é preciso defender a volta do MDA e faremos essa cobrança incansavelmente, mas não só ela, como também a recomposição do orçamento para a agricultura familiar que a cada dia vem diminuindo com cortes na extensão rural, na assistência técnica, em programas como o PAA, Minha Casa Minha Vida Rural, política de crédito entre outras”. (Baixe e escute na íntegra o comentário) 
 
Além desta temática o coordenador destaca que é necessário ficar atento as políticas que estão em andamento como os acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) referente a reforma agrária, que impedem o agricultor familiar de acessar políticas públicas e que trazem prejuízo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 
 
O debate foi realizado no Plenário da Câmara dos Deputados, que se transformou em Comissão Geral. 
Título: CONTRAF BRASIL diz que além da volta do MDA é preciso recomposição do orçamento para a agricultura familiar, Conteúdo:   Representantes da agricultura familiar da CONTRAF BRASIL participaram dos debates na Câmara dos Deputados nesta semana, 19.10, quando parlamentares colocaram em pauta os desafios da agricultura familiar, as dificuldades que os trabalhadores do campo têm enfrentados nos últimos meses, a permanência dos jovens no campo, aposentadoria, políticas públicas e orçamento para a agricultura nos próximos anos.   O ponto alto do debate foi a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto pelo atual governo Temer, que pôs um fim a continuidade de muitas políticas agrárias que alavancaram a economia do país por meio da agricultura familiar. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, quase 85% do total de estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a agricultores familiares.   O coordenador da CONTRAF BRASIL avalia que é necessário mais do que a volta do MDA, que é preciso também a recomposição do orçamento da reforma agrária e agricultura familiar.   “É muito estranho ver os mesmos deputados que votaram a favor do impeachment e que ajudaram a enterrar o MDA sendo a favor desse governo golpista, cobrarem agora a volta do ministério. É muito contraditório! Porém, é preciso defender a volta do MDA e faremos essa cobrança incansavelmente, mas não só ela, como também a recomposição do orçamento para a agricultura familiar que a cada dia vem diminuindo com cortes na extensão rural, na assistência técnica, em programas como o PAA, Minha Casa Minha Vida Rural, política de crédito entre outras”. (Baixe e escute na íntegra o comentário)    Além desta temática o coordenador destaca que é necessário ficar atento as políticas que estão em andamento como os acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) referente a reforma agrária, que impedem o agricultor familiar de acessar políticas públicas e que trazem prejuízo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).    O debate foi realizado no Plenário da Câmara dos Deputados, que se transformou em Comissão Geral. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.