Chegou a vez de Feira de Santana receber a Oficina de Planejamento do PNCF

A oficina realizada entre os dias 18 e 19 de março, reuniu dirigentes e técnicos vindos de aproximadamente 10 municípios do estado.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 19/03/2015 - 14:03 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 19/03/2015 - 14:03

.

Lembrando que essa oficina faz parte da primeira etapa do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é coordenado pela Secretaria de reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.

Para Rosival Leite, coordenador técnico do estado, o programa tem tudo para dar certo: “Esta é uma grande oportunidade que temos de ampliar o acesso a terra para os nossos agricultores, contribuindo para a reforma agrária no estado da Bahia. Com isso haverá aumentando na produção de alimentos, geração de empregos e renda”.

Mas para que haja êxito no projeto, é preciso capacitação. E essa é o maior objetivo desta oficina que está sendo levada para todos os estados que fazem parte do PNCF.  É Instruir e qualificar todos os técnicos, para que de forma rápida, as contratações aconteçam.

Salomão Danilo e Aline Brito, Representantes da CDA (Coordenação de desenvolvimento agrário) e da UTE (Unidade Técnica Estadual ) participaram da capacitação para apresentar o programa e suas linhas. Esclareceram explicações jurídicas e documentais de acesso ao PNCF e ensinaram a parte operacional dos sistemas que serão utilizados para preenchimento das propostas.

Através destes treinamentos, o técnico vai ter condições de combater a demora nas contratações das propostas. Assim as pendências serão sanadas rapidamente ou nem virão a existir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros Estados receberão a oficina de capacitação do PNCF. Segue agendamento abaixo.

ESTADOS

PERÍODO

ARCO VERDE- PE

19 E 20 DE MARÇO

JOSE DE FREITAS-PI

23 E 24 DE MARÇO

BRASILIA DF E ENTORNO

23 E 24 DE MARÇO

SÃO LUÍS-MA

25 E 26 DE MARÇO

BELO HORIZONTE-MG

25 E 26 DE MARÇO

CHAPECÓ -SC

30 E 31 DE MARÇO

GOIÂNIA-GO

30 E 31 DE MARÇO

FRANCISCO BELTRÃO-PR

31 DE MARÇO E 1 ABRIL


Título: Chegou a vez de Feira de Santana receber a Oficina de Planejamento do PNCF, Conteúdo: . Lembrando que essa oficina faz parte da primeira etapa do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é coordenado pela Secretaria de reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. Para Rosival Leite, coordenador técnico do estado, o programa tem tudo para dar certo: “Esta é uma grande oportunidade que temos de ampliar o acesso a terra para os nossos agricultores, contribuindo para a reforma agrária no estado da Bahia. Com isso haverá aumentando na produção de alimentos, geração de empregos e renda”. Mas para que haja êxito no projeto, é preciso capacitação. E essa é o maior objetivo desta oficina que está sendo levada para todos os estados que fazem parte do PNCF.  É Instruir e qualificar todos os técnicos, para que de forma rápida, as contratações aconteçam. Salomão Danilo e Aline Brito, Representantes da CDA (Coordenação de desenvolvimento agrário) e da UTE (Unidade Técnica Estadual ) participaram da capacitação para apresentar o programa e suas linhas. Esclareceram explicações jurídicas e documentais de acesso ao PNCF e ensinaram a parte operacional dos sistemas que serão utilizados para preenchimento das propostas. Através destes treinamentos, o técnico vai ter condições de combater a demora nas contratações das propostas. Assim as pendências serão sanadas rapidamente ou nem virão a existir.                   Outros Estados receberão a oficina de capacitação do PNCF. Segue agendamento abaixo. ESTADOS PERÍODO ARCO VERDE- PE 19 E 20 DE MARÇO JOSE DE FREITAS-PI 23 E 24 DE MARÇO BRASILIA DF E ENTORNO 23 E 24 DE MARÇO SÃO LUÍS-MA 25 E 26 DE MARÇO BELO HORIZONTE-MG 25 E 26 DE MARÇO CHAPECÓ -SC 30 E 31 DE MARÇO GOIÂNIA-GO 30 E 31 DE MARÇO FRANCISCO BELTRÃO-PR 31 DE MARÇO E 1 ABRIL



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.