Celso Lacerda assume presidência do INCRA

Durante a solenidade de posse de Celso Lacerda como presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi anunciado os objetivos da nova gestão.

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 29/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 29/03/2011 - 00:00
29/03/2011

Durante a solenidade de posse de Celso Lacerda como presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi anunciado os objetivos da nova gestão. Celso, pretende investir em novo modelo de produção dos assentamentos e proporcionar assistência técnica de qualidade.

"Vamos propiciar uma assistência técnica de qualidade. Queremos mudar o modelo tecnológico de produção nos assentamentos para que ele seja viável no ponto de vista econômico, social e ambiental?, afirmou Lacerda, e destacou a produção orgânica como um dos principais pontos a serem trabalhados junto aos assentados.

Para a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF-BRASIL) a expectativa é de que, com a posse de Celso, o Instituto seja reestruturado.

?Ele é um servidor e conhece bem a vida do INCRA, sabe dos problemas e dos desafios, nosso anseio é que ele possa de fato implementar mudanças, fazer uma reestruturação no Instituto  como um todo, principalmente no tocante a metodologia de acompanhamento e de implementação das ações de forma que isso se estenda às superintendências estaduais, porque temos muita dificuldade na relação com os estados?, declarou Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL.

De acordo com a coordenadora, o INCRA precisa ser mais do que instrumento de governo para a realidade da Reforma Agrária no Brasil, ?é preciso que se tenha força e recursos. Para isso é necessário implementar políticas públicas para os assentamentos já existentes e, que o governo reconheça a agricultura familiar e a reforma agrária como parte importante do desenvolvimento econômico, social e ambiental do país?.

Na ocasião, o novo presidente disse que irá investir em planejamento estratégico de longo prazo para transformar o modelo produtivo dos assentamentos e, que será prioridade reforçar o trabalho demarcação de áreas de remanescentes de quilombos.

Perfil

Celso Lisboa de Lacerda, 48 anos, é casado e pais de dois filhos. Natural de Tupã, no interior de São Paulo, formou-se em agronomia e matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1987, tendo feito especialização em economia agroindustrial.

Durante 23 anos, o novo presidente do Incra atuou em cooperativas e prestou assessoria técnica a assentados da reforma agrária no interior do Paraná. Foi secretário municipal de Agricultura de Ponta Grossa e, em 2003, assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná. Em 2008, Celso Lacerda assumiu a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, responsável por executar o programa de reforma agrária no país.
Título: Celso Lacerda assume presidência do INCRA, Conteúdo: 29/03/2011 Durante a solenidade de posse de Celso Lacerda como presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) foi anunciado os objetivos da nova gestão. Celso, pretende investir em novo modelo de produção dos assentamentos e proporcionar assistência técnica de qualidade. "Vamos propiciar uma assistência técnica de qualidade. Queremos mudar o modelo tecnológico de produção nos assentamentos para que ele seja viável no ponto de vista econômico, social e ambiental?, afirmou Lacerda, e destacou a produção orgânica como um dos principais pontos a serem trabalhados junto aos assentados. Para a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF-BRASIL) a expectativa é de que, com a posse de Celso, o Instituto seja reestruturado. ?Ele é um servidor e conhece bem a vida do INCRA, sabe dos problemas e dos desafios, nosso anseio é que ele possa de fato implementar mudanças, fazer uma reestruturação no Instituto  como um todo, principalmente no tocante a metodologia de acompanhamento e de implementação das ações de forma que isso se estenda às superintendências estaduais, porque temos muita dificuldade na relação com os estados?, declarou Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL. De acordo com a coordenadora, o INCRA precisa ser mais do que instrumento de governo para a realidade da Reforma Agrária no Brasil, ?é preciso que se tenha força e recursos. Para isso é necessário implementar políticas públicas para os assentamentos já existentes e, que o governo reconheça a agricultura familiar e a reforma agrária como parte importante do desenvolvimento econômico, social e ambiental do país?. Na ocasião, o novo presidente disse que irá investir em planejamento estratégico de longo prazo para transformar o modelo produtivo dos assentamentos e, que será prioridade reforçar o trabalho demarcação de áreas de remanescentes de quilombos.PerfilCelso Lisboa de Lacerda, 48 anos, é casado e pais de dois filhos. Natural de Tupã, no interior de São Paulo, formou-se em agronomia e matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), em 1987, tendo feito especialização em economia agroindustrial. Durante 23 anos, o novo presidente do Incra atuou em cooperativas e prestou assessoria técnica a assentados da reforma agrária no interior do Paraná. Foi secretário municipal de Agricultura de Ponta Grossa e, em 2003, assumiu a Superintendência Regional do Incra no Paraná. Em 2008, Celso Lacerda assumiu a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, responsável por executar o programa de reforma agrária no país.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.