Ato reafirma os valores da Agricultura Familiar na Bahia

Aconteceu na última semana, no centro Administrativo da Bahia, um Ato puxado pelo fórum baiano da agricultura familiar. A FETRAF com a união de várias entidades, defendeu a categoria.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 23/11/2015 - 12:57 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 23/11/2015 - 12:57

 

Aconteceu na última semana, no centro Administrativo da Bahia, um Ato puxado pelo Fórum Baiano da Agricultura Familiar. Várias entidades dessa categoria saíram da Secretaria de Desenvolvimento Rural em direção à governadoria para reivindicar melhorias ao povo do campo.

Elisângela Araújo, Secretária Geral da FETRAF/BA e também Diretora Executiva da CUT Nacional, defendeu em sua fala maiores investimentos para as políticas que ajudem o homem e a mulher do campo, que tragam sustentabilidade para todos, além de mecanismos que venham melhorar a educação para fortalecer as escolas agrícolas.

Já Rosival Leite, coordenador da FETRAF/BA pediu  ampliação do projeto de habitação rural e do programa “Mais Água”.

Dentre tantas reivindicações, segue abaixo as principais listadas na pauta da FETRAF/BAHIA.

1. Aprovação e regulamentação da lei de convivência com semiárido e programa de convivência;

2. Ações urgentes na educação do campo, respeitando à identidade do meio rural;

3. Celeridade do processo de regularização fundiária; 

4. Fazer acontecer à política estadual de assistência técnica e extensão rural;

5. Implementação e ampliação dos projetos de captação de água da chuva 1 e 2 (água especialmente para cisternas de consumo e produção);

6. Solução imediata do impasse da comercialização dos produtos processados da agricultura familiar;

7. Editais específicos do programa Bahia produtivo com foco no desenvolvimento sustentável;

8. Fortalecimento,  continuidade e ampliação da política estadual de economia solidária; 

9. Construção coletiva da política estadual de agroecologia;

10. Governo seja o interlocutor e articulador junto aos governos do Nordeste. E com a presidenta.

 

De acordo com Edmário Farias, da escola Família Agrícola da cidade de António Gonçalves, a falta de água dificulta a vida dos jovens no campo. "Estamos aqui defendendo nossos direitos, ampliação de recursos para as escolas e  o fortalecimento da educação do campo ", desabafou o jovem de 21 anos.

Elisângela e Rosival relatam a indignação de acreditar que a pauta da categoria foi esquecida.  “O governo não dá prioridade para as reivindicações da agricultura familiar. Precisamos garantir direitos e sermos ouvidos de fato. Caso eles não entendam isso, iremos fazer atos maiores, com a força dos homens e mulheres do campo". Destacou a secretária da FETRAF/BRASIL que ainda pontuou uma demanda crescente nas necessidades do campo devido à falta de prioridade.  

“Queremos continuidade dos direitos: ampliação das tecnologias de água e nada de cisternas de plásticos. É preciso dar continuidade as assistências técnicas, ter investimentos nas escolas agrícolas. Tudo isso precisa sair do papel”. Concluiu Rosival.

Título: Ato reafirma os valores da Agricultura Familiar na Bahia, Conteúdo:   Aconteceu na última semana, no centro Administrativo da Bahia, um Ato puxado pelo Fórum Baiano da Agricultura Familiar. Várias entidades dessa categoria saíram da Secretaria de Desenvolvimento Rural em direção à governadoria para reivindicar melhorias ao povo do campo. Elisângela Araújo, Secretária Geral da FETRAF/BA e também Diretora Executiva da CUT Nacional, defendeu em sua fala maiores investimentos para as políticas que ajudem o homem e a mulher do campo, que tragam sustentabilidade para todos, além de mecanismos que venham melhorar a educação para fortalecer as escolas agrícolas. Já Rosival Leite, coordenador da FETRAF/BA pediu  ampliação do projeto de habitação rural e do programa “Mais Água”. Dentre tantas reivindicações, segue abaixo as principais listadas na pauta da FETRAF/BAHIA. 1. Aprovação e regulamentação da lei de convivência com semiárido e programa de convivência; 2. Ações urgentes na educação do campo, respeitando à identidade do meio rural; 3. Celeridade do processo de regularização fundiária;  4. Fazer acontecer à política estadual de assistência técnica e extensão rural; 5. Implementação e ampliação dos projetos de captação de água da chuva 1 e 2 (água especialmente para cisternas de consumo e produção); 6. Solução imediata do impasse da comercialização dos produtos processados da agricultura familiar; 7. Editais específicos do programa Bahia produtivo com foco no desenvolvimento sustentável; 8. Fortalecimento,  continuidade e ampliação da política estadual de economia solidária;  9. Construção coletiva da política estadual de agroecologia; 10. Governo seja o interlocutor e articulador junto aos governos do Nordeste. E com a presidenta.   De acordo com Edmário Farias, da escola Família Agrícola da cidade de António Gonçalves, a falta de água dificulta a vida dos jovens no campo. "Estamos aqui defendendo nossos direitos, ampliação de recursos para as escolas e  o fortalecimento da educação do campo ", desabafou o jovem de 21 anos. Elisângela e Rosival relatam a indignação de acreditar que a pauta da categoria foi esquecida.  “O governo não dá prioridade para as reivindicações da agricultura familiar. Precisamos garantir direitos e sermos ouvidos de fato. Caso eles não entendam isso, iremos fazer atos maiores, com a força dos homens e mulheres do campo". Destacou a secretária da FETRAF/BRASIL que ainda pontuou uma demanda crescente nas necessidades do campo devido à falta de prioridade.   “Queremos continuidade dos direitos: ampliação das tecnologias de água e nada de cisternas de plásticos. É preciso dar continuidade as assistências técnicas, ter investimentos nas escolas agrícolas. Tudo isso precisa sair do papel”. Concluiu Rosival.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.