Acontece em Brasília o Seminário Nacional de Avaliação da Assistência Técnica e Extensão Rural/ATER- para fazer um balanço das açõ

"Precisamos de assistência técnica para os agricultores e ainda olhar de forma especial para as diversidades em nossas propriedades". Relatou Celso Ludwig no Seminário da ATER.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 02/09/2015 - 11:48 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 02/09/2015 - 11:48

A FETRAF/BRASIL participa do Seminário Nacional de Avaliação da Assistência Técnica e Extensão Rural/ATER– para fazer um balanço das ações na ultima década e falar de novos desafios. A atividade realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), conta com a participação do Secretário do Reordenamento Agrário(SRA) Onaur Ruano, o Presidente da ANATER Paulo Cabral e outros movimentos sociais. Esse encontro tem como objetivo viabilizar aos agricultores familiares assistência técnica em suas produções e de maneira "especial", para os que produzem alimentos.

Celso Ludwig, Coordenador de politicas agrícolas da FETRAF/BRASIL, teve a oportunidade de expor um dos principais objetivos da Federação que é a garantia de "universalizar" os próximos 10 anos com assistência técnica pública, gratuita para todos os agricultores que tenham interesse em produzir alimentos, e que hoje, por sua vez, encontram-se desassistidos.

“Nesses últimos anos tivemos várias conquistas nessa política. Criamos a lei de ATER, criamos a Agência Nacional (ANATER) que parece caminhar rumo ao que tanto almejamos:  assistência técnica gratuita para todos os agricultores. De nada adianta ter o PRONAF, ter o crédito fundiário e ter habitação se os insumos mais importantes para a produção de alimentos (me refiro a presença do conhecimento e da  assistência técnica) não estão adequadamente disponíveis ao agricultor. Sempre avaliamos as conquistas alcançadas nesse setor e para a FETRAF/BRASIL, é preciso avançar muito mais, até que todos os agricultores tenham acesso a essa tão sonhada política pública”.

Celso continua. "Para nós como entidade representativa do campo, é sempre uma satisfação participar e levar a opinião do movimento sindical e da agricultura familiar. Vamos continuar a pautar o governo em busca de garantir a ampliação de recursos para ATER. Certamente nosso maior desafio para os próximos anos é que os sindicatos disponham de técnicos em seus municípios para atender de maneira especial os agricultores que produzem alimentos para o PAA, para a merenda escolar e para outros programas. Que tenhamos assistência adequada para produzir alimentos que supram o nosso Brasil. Esse é o caminho que devemos percorrer". Finalizou o Coordenador.

Título: Acontece em Brasília o Seminário Nacional de Avaliação da Assistência Técnica e Extensão Rural/ATER- para fazer um balanço das açõ, Conteúdo: A FETRAF/BRASIL participa do Seminário Nacional de Avaliação da Assistência Técnica e Extensão Rural/ATER– para fazer um balanço das ações na ultima década e falar de novos desafios. A atividade realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), conta com a participação do Secretário do Reordenamento Agrário(SRA) Onaur Ruano, o Presidente da ANATER Paulo Cabral e outros movimentos sociais. Esse encontro tem como objetivo viabilizar aos agricultores familiares assistência técnica em suas produções e de maneira "especial", para os que produzem alimentos. Celso Ludwig, Coordenador de politicas agrícolas da FETRAF/BRASIL, teve a oportunidade de expor um dos principais objetivos da Federação que é a garantia de "universalizar" os próximos 10 anos com assistência técnica pública, gratuita para todos os agricultores que tenham interesse em produzir alimentos, e que hoje, por sua vez, encontram-se desassistidos. “Nesses últimos anos tivemos várias conquistas nessa política. Criamos a lei de ATER, criamos a Agência Nacional (ANATER) que parece caminhar rumo ao que tanto almejamos:  assistência técnica gratuita para todos os agricultores. De nada adianta ter o PRONAF, ter o crédito fundiário e ter habitação se os insumos mais importantes para a produção de alimentos (me refiro a presença do conhecimento e da  assistência técnica) não estão adequadamente disponíveis ao agricultor. Sempre avaliamos as conquistas alcançadas nesse setor e para a FETRAF/BRASIL, é preciso avançar muito mais, até que todos os agricultores tenham acesso a essa tão sonhada política pública”. Celso continua. "Para nós como entidade representativa do campo, é sempre uma satisfação participar e levar a opinião do movimento sindical e da agricultura familiar. Vamos continuar a pautar o governo em busca de garantir a ampliação de recursos para ATER. Certamente nosso maior desafio para os próximos anos é que os sindicatos disponham de técnicos em seus municípios para atender de maneira especial os agricultores que produzem alimentos para o PAA, para a merenda escolar e para outros programas. Que tenhamos assistência adequada para produzir alimentos que supram o nosso Brasil. Esse é o caminho que devemos percorrer". Finalizou o Coordenador.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.