2012: Campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar

Afirmação ao mundo de um modelo de desenvolvimento sustentável

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 13/04/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 13/04/2011 - 00:00

Elaborada em julho do ano passado, a campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) tem o objetivo de promover em todo o mundo a elaboração e efetivação de políticas públicas que garantam a viabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar com sustentabilidade no campo. Além disso, potencializar o papel das organizações e movimentos sociais dependentes e defensores do meio ambiente, assim como sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de agricultura familiar compõe a estratégia da campanha.

Lançada em julho do ano passado, a instituição do AIAF pretende assegurar medidas de longo e médio prazo que possam garantir o desenvolvimento da atividade da agricultura familiar com responsabilidade ambiental uma vez que a iminente crise causada pela escassez de alimentos e a alta no preço dos produtos ameaça a economia mundial.

Por isso, entidades organizativas da agricultura familiar, movimentos e associações propõem à Organização das Nações Unidas (ONU) a declaração do Ano Internacional da Agricultura Familiar para diminuir o êxodo rural, proporcionar o acesso à terra e realização da reforma agrária, propor o comercio internacional de produtos embasados numa efetiva e promissora política que estabeleça relação de mercado local e regional favoráveis aos produtores, com acesso à tecnologia e pesquisas direcionadas aos agricultores familiares, numa perspectiva global.

Na última terça-feira (12), Elisângela Araújo reuniu-se com José Maria Ceberio, um dos coordenadores da campanha pelo Fórum Rural Mundial, organização comprometida com o desenvolvimento sustentável, qualitativo da zona rural.

Para a coordenadora, é justo que a ONU declare 2012 o ano da agricultura familiar.

?Com a importância que a agricultura familiar exerce, é ideal que a ONU tenha um ano como esse, específico. Isso irá reforçar nossas pautas e firmar em todo o mundo como modelo de desenvolvimento sustentável? considerou.

Título: 2012: Campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, Conteúdo: Elaborada em julho do ano passado, a campanha pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) tem o objetivo de promover em todo o mundo a elaboração e efetivação de políticas públicas que garantam a viabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar com sustentabilidade no campo. Além disso, potencializar o papel das organizações e movimentos sociais dependentes e defensores do meio ambiente, assim como sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de agricultura familiar compõe a estratégia da campanha. Lançada em julho do ano passado, a instituição do AIAF pretende assegurar medidas de longo e médio prazo que possam garantir o desenvolvimento da atividade da agricultura familiar com responsabilidade ambiental uma vez que a iminente crise causada pela escassez de alimentos e a alta no preço dos produtos ameaça a economia mundial. Por isso, entidades organizativas da agricultura familiar, movimentos e associações propõem à Organização das Nações Unidas (ONU) a declaração do Ano Internacional da Agricultura Familiar para diminuir o êxodo rural, proporcionar o acesso à terra e realização da reforma agrária, propor o comercio internacional de produtos embasados numa efetiva e promissora política que estabeleça relação de mercado local e regional favoráveis aos produtores, com acesso à tecnologia e pesquisas direcionadas aos agricultores familiares, numa perspectiva global. Na última terça-feira (12), Elisângela Araújo reuniu-se com José Maria Ceberio, um dos coordenadores da campanha pelo Fórum Rural Mundial, organização comprometida com o desenvolvimento sustentável, qualitativo da zona rural. Para a coordenadora, é justo que a ONU declare 2012 o ano da agricultura familiar. ?Com a importância que a agricultura familiar exerce, é ideal que a ONU tenha um ano como esse, específico. Isso irá reforçar nossas pautas e firmar em todo o mundo como modelo de desenvolvimento sustentável? considerou.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.