Agricultores familiares terão curso de educação ambiental

29/03/2012 - 00:00

Reivindicação dos movimentos sociais, os temas agroecologia práticas de produção sustentáveis, relação campo-cidade, recuperação de áreas degradadas e legislação ambiental serão temas abordados

Na última quarta-feira (28), em Salvador, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, em Salvador, o Programa de Educação Ambiental para Agricultores Familiares (PEAAF). Reivindicação dos movimentos sociais, da FETRAF-BRASIL durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar no ano passado, o Programa foi discutido e elaborado durante todo o ano em parceria com o governo.

O PEAAF tem o objetivo de enfrentar o problema socioambiental no meio rural. Por meio de ações educativas os temas agroecologia práticas de produção sustentáveis, relação campo-cidade, recuperação de áreas degradadas, impactos da agricultura sobre o meio ambiente e, legislação ambiental serão abordados.

De acordo com Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, a defesa da entidade sempre foi no sentido de que “não adianta ter legislação ambiental adequada se o agricultor familiar não tiver informação, se não capacitado para agir em conformidade com a lei”.

O Programa, que é destinado a agricultores, à juventude, assentados e acampados da reforma agrária, comunidades tradicionais, extrativistas e pescadores, também agrega sindicatos; cooperativas; organizações e movimentos sociais do campo; agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural); professores e estudantes de instituições públicas de ensino superior e da educação básica; membros de grupos de aprendizagem, pesquisa e extensão; membros de conselhos, comissões e colegiados públicos. 

A implementação do Programa ocorrerá em cinco etapas: articulação com órgãos, políticas, planos e programas federais; apoio à elaboração e implementação das ações nos estados; educação à distância e semi presencial; fomento de projetos de EA com agricultura familiar; comunicação em EA para agricultura familiar.