A Fetraf Paraná realizou no último dia 16.08 mais uma plenária, desta vez na cidade de Guarapuava, na região centro sul do estado. Na pauta os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar discutiram temas referente a organização sindical, parcerias e ações de mobilização.
Segundo o coordenador Neveraldo Oliboni, a cobrança de imposto sindical que está chegando aos agricultores familiares vinda de outra entidade é indevida. “Orientamos aos agricultores que estão recebendo esse imposto sindical procurem nossa Fetraf Paraná, pois nossas resoluções são contra essa cobrança e vamos tomar as medidas necessárias contra este tipo de abordagem”, informa.
Além disso, a Fetraf Paraná também está iniciando uma parceria com o Banco do Brasil para ampliar os serviços aos agricultores, referente ao PRONAF. Outra ação que vai fortalecer a Fetraf é o curso de formação que chega aos sindicatos, juventude e também à direção, com uma nova etapa nos dias 14 e 15 de setembro.
De encaminhamentos durante a plenária, ficou decidido que no início de 2018 a Fetraf Paraná irá realizar um mutirão nas comunidades para mobilizar todos agricultores e agricultoras, no sentido de agregar e avançar na organização da categoria da Agricultura Familiar.
Ainda, nesta semana a Fetraf Paraná representando por suas lideranças participaram de um Seminário na cidade de Francisco Beltrão que debateu sobre compra e mercados dos produtos da agricultura familiar, com a presença de gestores de Secretarias Estaduais, Emater e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.