A Federação da Agricultura Familiar do Piauí – FAF PI realiza nos dias 20 a 22 de junho o II Congresso Estadual da Agricultura Familiar do Piauí. O evento acontecerá no Centro de Treinamento do EMATER (CENTAF) - localizado na BR 343, que liga Teresina a Altos.
São esperados agricultores familiares de todas as regiões do estado, a fim de discutir assuntos referente as políticas públicas para a Agricultura Familiar como reforma agrária, soluções hídricas para a agricultura familiar, educação no campo, meio ambiente, além de definir o calendário de lutas para as próximas ações contra as propostas de reforma da previdência social e trabalhista que tramitam no Congresso Nacional.
A abertura do evento está programada para às 8h do dia 20.06 com a presença dos agricultores e agricultoras familiares, além de prefeitos, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais.
Segundo o presidente da federação Washington Leite, os projetos de agricultura familiar do estado andam a passos lentos. “As prefeituras e secretarias não aderem aos projetos. São órgãos sucateados e muitas vezes funcionam apenas no nome. A maioria dos nossos agricultores familiares da base não conseguem ter acessos as políticas públicas. São projetos que terminam sendo direcionados ao grande produtor e não ao pequeno”, relata.
A Federação da Agricultura Familiar do Piauí (FAF PI) - existe desde 2004 e atualmente está presente em 28 municípios com seus respectivos sindicatos. A entidade faz parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF BRASIL/CUT), organização presente em todas as cinco regiões do país, funcionando em 20 estados, com sindicatos em mais de 1000 municípios.