Contraf Brasil participa de seminário da Fatres em apoio aos direitos da Agricultura Familiar

12/02/2019 - 15:20

O objetivo da atividade foi orientar os trabalhadores e trabalhadoras do campo para as mudanças do Governo, que colocam em risco o desenvolvimento rural

A Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf Brasil), representado pela coordenadora de políticas sociais, Eliana Lima, participou nesta terça-feira 12.02, no município de Valente, na Bahia, do Seminário sobre conjuntura sindical, reforma da previdência e as perspectivas para agricultura Familiar, realizado pela Fundação de apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres).

O objetivo da atividade foi orientar os trabalhadores e trabalhadoras do campo para as mudanças impostas pelo atual Governo Federal, que colocam em risco o desenvolvimento rural, principalmente da agricultura familiar.

Com cortes e contingenciamento dos recursos para os programas sociais, além de reformas que trarão muitos prejuízos para a categoria, por exemplo, a Medida Provisória 871, o fim da cobrança tarifária antidumping referente ao leite, entre outras, estão, cada vez mais, acabando com todo potencial e desenvolvimento da produção e comercialização de alimentos oriundos da agricultura familiar e sobretudo retirando os direitos da classe trabalhadora.

“Parabenizamos a iniciativa da Fatres, em momento oportuno, para discutirmos a conjuntura. O desafio não é pequeno e não é surpresa o comportamento desse Governo em querer retirar os direitos dos trabalhadores. No entanto, vamos fazer a luta e não vamos esmorecer diante das perseguições às entidades do campo”, destaca Eliana.

No seminário, o polo sindical do Sisal juntos as demais organizações da região reafirmaram a luta por ‘Nenhum Direito a Menos’. Estiveram presente lideranças de 16 sindicatos representando diversos territórios da Bahia e agricultores e agricultoras familiares do município.