Às 13h deste sábado (17), a nova direção da Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF), assumiu o comando da entidade para o próximo triênio 2012-2014. O V Congresso dos TRabalhadores na Agricultura Familiar, que teve início na quinta-feira (15), ocorreu no Colégio Metodista, em Itapeva.
Marco Antonio Augusto Pimentel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Itapeva (SINTRAF), do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Sudoeste Paulista (CONSAD) e secretário de Finanças da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL) é o novo coordenador da FAF.
Em discurso de posse, Pimentel declarou sentir-se honrado, e com inúmeros desafios a enfrentar.
“É com muita humildade que o objetivo dessa nova direção é conduzir o processo político dos próximos três anos de forma coletiva, o que é nosso desafio. O que nós precisamos ter e fazer para não errar, é contar com a contribuição de todos os companheiros”, falou ao plenário.
Frutos do debate das reuniões dos grupos de trabalho do dia 16, na manhã deste sábado, os participantes apresentaram propostas e planos de ação e diretrizes para a nova gestão. Reforma agrária, desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, produção e comercialização, capacitação e formação, compõem as bandeiras de luta da entidade.
Para Pimentel, a responsabilidade da nova direção é grande. “A direção está recebendo aquilo que estabeleceram como prioridade. O planejamento nada mais é do que o mapa, os caminhos do nosso caminhar”, finalizou.
De acordo, Ulysses Tassinari, deputado estadual, falou sobre a responsabilidade dos delegados em “propor ações que vão nortear os destinos da agricultura familiar”.
Representado a antiga direção da entidade, Henrique da Mota Barbosa enfatizou que o trabalho da FAF sempre buscou levar ao campo políticas públicas de saúde, crédito, produção, “mas também garantir à população a cidadania, a possibilidade de gerar renda. Garantir a sustentabilidade ambiental para assegurar a continuidade, o futuro das próximas gerações.
Gerson Bittencourt, deputado estadual presente ao V Congresso, relembrou o início da sua militância, no movimento estudantil e em movimentos de luta pela terra e reforma agrária. O deputado abordou a importância da organização não só das cooperativas, mas de tudo que envolve a gestão da propriedade.
Paulo De La Rua, presidente da Câmara de Itapeva, ao participar do evento, disse que “a indústria mais sagrada é a indústria de alimentos”.
Ao todo, participaram do V Congresso o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Gerônimo de Souza, representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) Carlos José da Silva, da coordenadora da subsede da CUT em Itapeva, Solange Aparecida e Wagner Freitas da CUT Nacional, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)José Giácomo Bacarin, além de deputados.
Direção Executiva 2012-2014
Presidente: Marco Antonio Augusto Pimentel – SINTRAF ITAPEVA
Vice-presidente: Geraldo José da Silva – SINTRAF CASTILHO
Secretaria Geral: Evio Aparecido Motta – SINTRAF SUMARÉ E REGIÃO
Secretária de Finanças e Administração: José Maria Pereira da Cruz - SINTRAGER
Secretária de Desenvolvimento: José Justino Desidério Filho - SINTRAVALE
Secretaria de Mulher: Vera Lúcia de Oliveira - SINTRAVALE
Secretaria de Formação: Lucinei Paes de Lima - SINTRAGER
Secretaria de Luta Pela Terra e Reforma Agrária: José Luiz das Chagas – SINTRAF TUPI PAULISTA
Secretaria de Habitação: José Luiz Pacheco - SINTRAGER
Secretaria de Organização Sindical: Claudio Frequete de Almeida – SINTRAF SÃO SIMÃO
Suplentes
Joelino Antonio da Silva – SINTRAF CASTILHO
Elidia dos Santos Silva – SINTRAF FERNANDÓPOLIS
Maria Aparecida Ramos Parra – SINTRAF FERNANDÓPOLIS
Walter Aparecido Durante – SINTRAF SUMARÉ
Franklin da Silva Almeida – SINTRAVALE
Carlos Eduardo Augusto Pimentel – SINTRAF ITAPEVA
Décio Pedroso Ferreira – COMISSÃO PRÉ-SINDICAL RIBEIRÃO GRANDE
Conselho Fiscal
Sonia Maria de Barros Carvalho – SINTRAF ITAPEVA
Rafael Camargo dos Santos Oliveira – SINTRAF ITABERÁ
Devanir de Freitas – SINTRAF TUPI PAULISTA
Suplente do Conselho Fiscal
Suzana de Campos – SINTRAF ITAPEVA
Priscila Martins – SINTRAF TUPI PAULISTA
Roseneia