Dias 23 e 24 deste mês a Universidade Federal da Fronteira Sul, de Santa Catarina, abordará no curso de extensão do projeto – Terra Solidária Multiplicando Ações e Sujeitos Sociais, o tema a ‘A Ditadura Militar de 1964 e a Intervenção Militar no Rio de Janeiro’, destacando os desafios do campo na atual conjuntura política.
Direcionado às lideranças do Fórum das entidades da Agricultura Familiar de Santa Catarina, o curso tem o objetivo de formar multiplicadores e assim fortalecer o movimento sindical e organizativo da agricultura familiar. Cada aluno, sai da universidade certificado e responsável por difundir os conhecimentos adquiridos e assim aumentar e consolidar as bases em cada município.
Cerca de 200 lideranças participam desta primeira etapa do curso, que tem duração de 12 meses. Os módulos vão trabalhar também as temáticas: O papel do Estado e as Políticas Públicas; O papel da Agricultura Familiar no desenvolvimento; Feminismo e as relações patriarcais de gênero e geração; Sustentabilidade; Inovação, gestão e sustentação das organizações da Agricultura Familiar e Concepções do Cooperativismo Popular e Solidário.
O projeto prevê intercâmbios e atividades de encerramento. No próximo dia 6 de abril está marcado uma palestra com o professor Sergio Schneider, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Veja matéria relacionada aqui > http://bit.ly/2DU1ZCE