Documentação gratuita para produtoras rurais do RS

08/08/2016 - 10:07

Estarão disponíveis para emissão primeiras e segundas vias da certidão de nascimento e da carteira de identidade, via do CPF, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), carteira de pescador e de produtor

As agricultoras familiares do Rio Grande do Sul dos municípios de Turuçu e Fontoura Xavier poderão realizar documentação gratuita neste mês, via o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). A ação vai começar pelo município de Turuçu, a 212 km da capital Porto Alegre. Lá, o atendimento será nos dias 11 e 12 de agosto e vai beneficiar famílias das comunidades vizinhas de Colônia Santana,  Colônia Azevedo, Colônia Palmeira, Picada Flor, São Domingos, São Jose, São João, Corrientes e Vila Anderson.
 
Nos dias 25 e 25 será a vez de Fontoura Xavier, que fica a 196 km da capital. Na localidade serão atendidas famílias das comunidades de Linha São Roque, Picada Silveira, Três Pinheiros, Campo Novo e Vila Assis.  Em cada um dos municípios, a previsão é de que sejam feitos mais de 800 atendimentos.
 
Durante a ação, estarão disponíveis para emissão primeiras e segundas vias da certidão de nascimento e da carteira de identidade, além da primeira via do CPF,  Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP),  carteira de pescador e de produtor. Durante os atendimentos, as mulheres também poderão tirar dúvidas sobre os benefícios da Previdência Social e se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) de políticas sociais do governo federal, entre outros serviços.  Mesmo sendo um programa voltado para as mulheres, o PNDTR é estendido a todos os familiares e comunidade, uma excelente oportunidade de colocar a documentação em dia.
 
Números
De 2004 a 2016 já foram realizados 189 mutirões do  Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) no Rio Grande do Sul. Quase 39 mil mulheres já foram atendidas com a emissão de mais de 98 mil documentos. O programa no estado é uma parceria  da  Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituo Geral de Perícias (IGP), Defensoria Pública Estadual, Emater e prefeituras municipais.
 
Por Secretaria da Agricultura Familiar-RS