Fetraf RN em rodada de ações para avançar na Agricultura Familiar

03/05/2019 - 15:20

As atividades buscam avançar no desenvolvimento rural com foco na agricultura familiar

A Fetraf do Rio Grande do Norte em busca de ampliar e fortalecer a agricultura familiar no estado, promove diversas ações e parcerias. Desta vez, a direção esteve reunida com estudantes e professores da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), no município de Macaíba.

A ideia é possibilitar estágios em propriedades rurais em municípios de base da federação, além da inserção de novos jovens nos cursos técnicos em agropecuária.

Outra ação foi em seminários. Primeiro sobre ‘Compras Governamentais do Estado pela Agricultura Familiar’. O evento ocorreu na Central de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES) e reuniu governo e entidades da Agricultura Familiar.

O evento foi idealizado para criar novas oportunidades de mercado para a agricultura familiar e economia solidária, com o objetivo de fornecer alimentos para restaurantes populares e hospitais, além de expandir ações já executadas, como o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa do Leite e o Programa Nacional de Alimentação Escolar

O segundo seminário discutiu o Projeto de Lei 222/2016, que trata de Instituir a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, com vistas à preservação do meio ambiente, à erradicação da pobreza e à redução das desigualdades sociais no território desse bioma.

O projeto ainda tramita no Senado. Durante a atividade, representantes de movimentos sociais, de sindicatos e terceiro setor pontuaram as necessidades e impactos ambientais e no trabalho de homens e mulheres que vivem nas regiões semiáridas. E, também realizam o levantamento de possíveis políticas públicas a serem adotadas com a finalidade de sanar problemas e otimizar as potencialidades nas regiões da caatinga.

A Fetraf RN da sequência as ações do planejamento estratégico de 2019 para avançar com a Agricultura Familiar, mesmo diante de uma conjuntura política de retrocessos. Um dos próximos passos será a construção do próximo congresso da agricultura familiar no estado.