Cooperação Brasil, África e América Latina terá reforço

16/08/2011 - 00:00

O exercício pleno da democracia e a inclusão social aliados ao desenvolvimento econômico estão entre as principais realizações que o instituto pretende estimular

Nessa segunda-feira (15), o Instituto Lula foi criado formalmente em São Paulo, contando com uma assembleia de 38 pessoas que referendaram o estatuto social da organização.

Presente ao ato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ex-primeira dama Marisa Letícia, foi nomeado presidente de honra da nova entidade.

O Instituto, suprapartidário, não terá fins lucrativos e será independente de estados, partidos políticos ou organizações religiosas, tendo como principal eixo de atuação a cooperação do Brasil com a África e a América Latina, área em que Lula tem atuado após saída do governo.

O exercício pleno da democracia e a inclusão social aliados ao desenvolvimento econômico estão entre as principais realizações que o instituto pretende estimular em outros países. Em seu estatuto social estão previstas atividades como a realização de congressos, debates, cursos, pesquisas e convênios, além da publicação de estudos e da manutenção e disponibilização do acervo do ex-presidente.

Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, as experiências brasileiras precisam ser compartilhadas para ajudar outros países. “Temos exemplos significativos que podem servir de modelo para outras nações, tanto na erradicação da pobreza, quanto na segurança alimentar, na habitação social e tantas outras. Essas conquistas são frutos da construção de um processo que contou com a participação efetiva da sociedade civil durante a formulação de políticas públicas de garantia de renda e de fortalecimento, principalmente, da agricultura familiar”.

Além de Elisângela Araújo e do ex-presidente Lula, outras 36 pessoas constituem o corpo fundador da entidade, são eles: Marisa Letícia Lula da Silva, Alberto Ercílio Broch, Aloizio Mercadante Oliva, Arlindo Chinaglia, Artur Henrique da Silva Santos, Celso Amorin, Clara Ant, Devanir Ribeiro, Donizete Fernandes, Flávio Jorge Rodrigues da Silva, Francisco Menezes, Franklin  Martins, João Antônio Felício, José Alberto de Camargo, José de Filippi Jr, Juvândia Moreira, Lindenberg Farias, Luís Henrique da Silva, Luiz Soares Dulci, Márcia Helena Carvalho Lopes, Márcio Thomaz Bastos, Maria Victória Benevides, Marilena Chaui, Miguel Jorge, Nilcéa Freire, Ottoni Fernandes Jr, Paulo Tarciso Okamotto, Paulo Vanucchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Roberto Teixeira, Rui Falcão, Sérgio Nobre, Sérgio Resende, Severine Macedo, Walfrido dos Mares Guia, e Wander Bueno do Prado.