Fetraf de Santa Catarina retoma PNCF com mais de 2 mil famílias capacitadas

21/07/2018 - 12:33

A federação realizou as rodadas de mobilização e capacitação referente a primeira etapa e agora entregou o primeiro projeto após novas regras

Mobilizados e capacitados para dar continuidade ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), os agricultores e agricultoras familiares de Santa Catarina, por meio da Fetraf SC, realizaram a entrega à Unidade Técnica Estadual (UTE) do primeiro projeto após as novas regras do programa, na linha PNCF-Mais, referente ao município Cunhataí.

Apesar do programa ter paralisado as ações em 2017 e retomar apenas este ano, Fetraf SC deu continuidade as mobilizações e capacitações das famílias, cumprindo as etapas de divulgação do projeto, em todas as regionais do estado. Ao todo mais de duas mil famílias participaram das rodadas de apresentação do projeto, no intuito de serem os futuros beneficiários.

A Fetraf SC também realizou as capacitações dos técnicos que elaboram os projetos, como também de ATER, assistência técnica e extensão rural, para os próximos cinco anos, abrangendo as organizações ICFA, Epagri, Fetraf (entidades de ATER credenciadas).

“Agora chegou o momento de os sindicatos apresentarem seus projetos. A expectativa é que até agosto o Conselho Estadual comece a analisar os projetos para posteriormente concluirmos a contratação via agência bancária”, diz Marcos Rozar, da direção da Fetraf SC.

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Os recursos ainda são usados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo e na contratação assistência técnica e extensão rural (Ater). Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.