DF recebe grande evento de tecnologia rural e negócios nesta semana

12/05/2015 - 10:20

Com 90% das propriedades rurais ocupadas por pequenos produtores, a região tem, na área reduzida, um trunfo para o escoamento dos produtos.

Com um dos mais altos índices de produtividade do país e em uma das regiões onde mais cresce o agronegócio brasileiro, o Distrito Federal virou importante centro de inovações. A localização e o acesso às tecnologias e ao mercado consumidor deixam a capital em destaque no cenário nacional. Tanto que, a partir de amanhã, a cidade recebe mais uma edição da Agrobrasília – Feira Internacional dos Cerrados, um dos maiores eventos de tecnologia rural e negócios. A ideia é aproximar o pequeno produtor das novidades do mercado. As edições anteriores movimentaram, cada uma, mais de R$ 500 milhões em negócios rurais.

No DF, mais de 90% das propriedades rurais são de pequenos produtores, com terras com menos de cinco hectares, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Mas ainda há uma divisão díspare no Brasil, na qual uma quantidade pequena de produtores tem um maior volume de terra”, explicou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócios do Sebrae, Roberto Faria Santos Filho. Apesar dessa diferença, outros fatores contribuem para o sucesso do setor na região. O tamanho do território do DF, por exemplo, favorece a gestão e o controle da produtividade, além de aproximar o produtor dos mercados. “A logística não é um problema. Dificilmente, você vai ter uma propriedade distante mais de 80km dos centros de escoamento”, completou.

Os dados mais recentes da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) mostram que o DF produziu 842,6 mil toneladas de grãos em 2013. O cultivo de hortaliças chegou a 248,6 mil toneladas e o de frutíferas, 37,1 mil toneladas. A produção só não é maior devido a alguns entraves que os pequenos produtores enfrentam. “Eles não têm acesso ao mercado, esse é o principal gargalo”, apontou Roberto. A falta de titularidade da terra é outro problema, uma vez que os produtores, sem o documento, não conseguem pegar empréstimo para fazer obras na propriedade. “A feira é importante porque foca nos negócios, tem uma divisão bem clara e procura valorizar a agricultura familiar”, informou Roberto.