Agricultores mineiros discutem acesso à terra e programas do MDA no IV Congresso da Fetraf MG

25/03/2015 - 16:43

Com o lema Produzir, Alimentar e Sustentar

Com o lema “Produzir, Alimentar e Sustentar”, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Minas Gerais (Fetraf - MG) realiza hoje (25) e amanhã (26), em Belo Horizonte, o IV Congresso da Fetraf MG. O evento busca, entre outros objetivos, ampliar a participação de agricultores familiares mineiros nos programas de acesso à terra, regularização, comercialização e demais ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo Federal.

Para o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, os debates promovidos no Congresso reafirmam a importância que a Fetraf dá ao acesso à terra e inclusão social, como agentes condicionantes para o desenvolvimento e consolidação da agricultura familiar.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), como instrumento de combate à pobreza rural e de permanência da juventude no campo, foi destaque na programação do primeiro dia do evento. O secretário da SRA, trouxe para o debate as perspectivas para o programa em 2015. A necessidade de desburocratizar a execução e o aumento dos tetos de renda e patrimônio foram apontadas, pelos participantes, como medidas prioritárias para ampliar os acessos ao PNCF em MG.

O coordenador Geral da Fetraf MG, Juseleno Anacleto da Silva, destaca a importância da sucessão para a continuidade da agricultura familiar e a segurança alimentar brasileira. É preciso criar condições e para que os jovens rurais queiram se manter na terra. Vemos na política de Crédito Fundiário uma grande oportunidade,  principalmente para os jovens, mas entendemos como urgente uma reformulação que preveja a mais celeridade e o aumento dos tetos do programa. Mudanças que tornariam o PNCF mais atraente e viável em todo o Brasil, completou o coordenador.

Programação

Após a abertura oficial, foi feita uma análise da conjuntura, política e econômica, da agricultura familiar, nas esferas nacional e estadual. Foi apresentado à plenária os avanços conquistados e os desafios. 

Na sequencia, um painel trouxe as melhorias e perspectivas do PNCF, que visam a qualificação dos projetos e uma maior abrangência do programa entre os agricultores familiares.

A necessidade de mais ações de Regularização Fundiária; de programas voltados para questões de gênero e geração, de comercialização (PAA e PNAE), de custeio (Pronaf) e de incentivo à produção agroecológica; mais acesso ao PNHR; e a integração das políticas públicas, também foram temas discutidos nas plenárias regionais e geral, ocorridas na tarde do primeiro dia de Congresso.

Participam do Congresso os coordenadores nacionais e estaduais da Fetraf/Brasil, gestores públicos, parlamentares, agricultores e dirigentes sindicais de  municípios mineiros.      

O segundo dia (26) será destinado a debates sobre questões sindicais e a eleição da nova diretoria da Fetraf MG para o biênio 2015.                                                                                 

Serviço:

IV Congresso da Fetraf MG

Dias 25 e 26 de março, na Escola Sindical 7 de Outubro (Barreiro de Cima), das 9h ás 17h.