Abertura do IIº Seminário da Juventude Rural e Agricultura Familiar superou expectativas e reuniu mais de 180 jovens no último sábado, 29. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – SINTRAF.
O presidente do SINTRAF, Urbano Carvalho, destacou a importância de uma juventude politizada para participar do processo de retomada da democracia brasileira. Segundo ele os jovens precisam estar atentos ao que acontece no país. Zé Silva, que conduzia a palestra abordando o tema central do seminário ‘Juventudes: Participação Política e Social’ enalteceu a capacidade participativa dos jovens no território do Sisal e elencou as conquistas alcançadas a partir das mobilizações e articulação juvenil. “Vamos ser participativos, mas, sobretudo protagonistas”, conclamou Zé Silva.
A secretária de juventude do SINTRAF Coité, Maria Luzia Do Carmo, mostrou-se satisfeita com a adesão dos jovens ao seminário e disse ser desafiador trabalhar com juventude, em especial a rural. Para ela, o seminário é fundamental para muitos jovens que, pela primeira, vez estão participando do processo de construção política.
A programação contou com oficinas e palestras, participaram lideranças de movimentos sociais e representantes de diversos segmentos da sociedade do Território do Sisal. Dentre eles, o presidente do SINTRAF e coordenador da FATRES, Urbano Carvalho; o secretário executivo do CONSISAL, José Silva; Urias Rios, do MOC; a chefe do departamento de juventude do município, Vanusa Carvalho; Elisângela Araújo da CUT; o presidente do PT Coité, Leo do Sintracal; a secretária municipal de educação, Perpétua Sampaio; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Danilo Ramos; Eliana Lima da FETRAF Brasil; Rodrigo Borges, secretário de juventude da FATRES; Hilda Mercês da COOAFES Coité, a advogada Leila Gordiano, além de representantes da COOPEJER e da FETRAF Bahia.
Veja o vídeo AQUI