Privatização de armazéns da Conab coloca agricultura familiar em risco

08/07/2019 - 11:49

Armazéns, que estocam alimentos servem para garantir política de preços mínimos aos produtores, devem passar às mãos do agronegócio

São Paulo – O governo Bolsonaro anunciou que pretende privatizar ou desativar 27 armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com um total de 92 armazéns distribuídos por todo o país, a estatal é responsável pela política de  preços mínimos de produtos agrícolas, a partir de formação de estoques. A Conab também opera programas de doação de alimentos a segmentos mais vulneráveis da população. Representantes da agricultura familiar dizem que, com a privatização, esses armazéns passarão a serem administrados por empresas do agronegócio, prejudicando o pequeno produtor.

Na última quarta-feira (26), audiência pública realizada na Câmara dos Deputados sobre o tema contou apenas com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, do agronegócio e servidores da Conab, sem a presença dos pequenos produtores. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), que defende a proposta a pretexto de reduzir custos, também não participou.

O coordenador geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Contraf Brasil), Marcos Rochinski, criticou a política de desmonte. “Obviamente, vão colocar na mão do agronegócio. Aqueles agricultores, pequenas cooperativas, que muitas vezes dependem desses armazéns públicos para encontrar melhor alternativa de comercialização vão ficar à mercê”, afirmou à repórter Nahama Nunes, para o Jornal Brasil Atual desta quarta-feira (3). Ele cobrou que prefeitos e vereadores dos municípios que dependem de agricultura familiar pressionem o governo federal contra a proposta de privatização.

Já o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fretaf-Sul), Altemir Tortelli, destacou o papel estratégico da Conab no desenvolvimento de políticas públicas realizadas desde o governo Lula que contribuíram para o fortalecimento dos pequenos agricultores, como Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e d Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Infelizmente estamos vendo esse desmonte. Na minha opinião, é uma política suicida.

Ouça aqui:

https://soundcloud.com/redebrasilatual