A eleição para a nova direção executiva da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC/CUT) e os Sindicatos da Agricultura Familiar (SINTRAFs) começa nesta sexta-feira 08 e vai até o dia 25.
Somente Agricultores e Agricultoras Familiares associados e associados que estão com suas obrigações estatutárias em dia junto aos seus sindicatos, e o próprio Sindicato filiado, em dia com a Federação, terá direito a voto. Para votar, Agricultores e Agricultoras devem apresentar documentos pessoais com fotos, ou carteira social do sindicato ou comprovante de quitação das anuidades do referido ano.
O processo eleitoral da Federação foi aprovado e instaurado a partir da instituição da comissão eleitoral durante o III Congresso da Fetraf-SC, realizado em Chapecó, nos dias 02 e 03 de outubro. Evento que reuniu mais de 800 agricultores, agricultoras, autoridades políticas, agentes financeiros, representantes de sindicatos, associações e entidades da agricultura familiar e camponesa do estado catarinense.
A Fetraf-SC, obteve inscrição de chapa única, composta pelos seguintes membros: Coordenação Geral: Jandir José Selzler, Coordenadora da Secretaria Geral: Marcos Nazareno Rozar, Coordenadora de Finanças: Lisete Maria Bernardi, Coordenador da Política de Juventude: Éder Antônio Tochetto, Coordenadora de Política para as Mulheres: Dalvana Cordazzo, Coordenadora da Política de Organização Sindical: Enelci Dirlete Mariani, Coordenador da Política de Formação: Aerton Luis Valmorbida, Coordenador da Política de Organização e Produção Agroecologia e Sustentabilidade: Alexandre Bergamin, Coordenadora da Política de Acesso a Terra e Reforma Agrária: Zuleide Simão Cardoso, Coordenadora de Políticas Públicas: Solangela Pockzevnick Kovalslki, Suplentes da direção: Eliane Aparecida Amaral de Souza, Elisabete Marili Biehl, Flavio Rezin, Marcelino Brusco, Conselho Fiscal: Davina Maria Pasa Pelison, Leda Maria Lauschner Lasch, Eduardo Silveira, Ricardo Nezello, Rosalina Kurek Belatto, Décio Gratner.
Dos 36 sindicatos filiados a Federação, 22 participam do processo eleitoral unificado. Cada Sindicato realizará suas eleições no período indicado, sob responsabilidade da comissão eleitoral publicar seus editais próprios, com os horários, locais e datas de votação.
O coordenador geral da Fetraf-SC, Alexandre Bergamin, salienta à importância da participação de agricultores e agricultoras no processo eleitoral democrático, pois o voto fortalece a democracia sindical e garante atuação ativa da categoria. “Esse processo de votação é parte de uma nova maneira de fazer sindicalismo. É o associado elegendo de modo direto a direção do Sindicato e da Federação ao mesmo tempo. Fazer sindicalismo novo é também, proporcionar ao associado à participação em todo o processo, desde as reuniões nas comunidades, no Congresso e na eleição”, conclui.
De acordo com o regimento eleitoral, com a existência de apenas uma única chapa concorrente, caso que se aplica a Federação e Sindicatos, caberá à Comissão Eleitoral, divulgar, em até 24h após o pleito, o resultado da eleição e, tendo sido alcançado os quóruns necessários, proclamar a chapa como vencedora do pleito. As direções executivas eleitas democraticamente assumem a gestão no mês de dezembro deste ano.