A agricultura familiar foi um dos principais destaques da 40ª Expointer. Com volume de vendas 40% superior à edição passada, a 19a Feira da Agricultura Familiar totalizou R$ 2,851 comercializados nesta edição, contra R$ 2,033 milhões em 2016. Em valores gerais, a 40a Expointer alcançou R$ 2 bilhões, crescimento de 5,8% em relação a 2016.
A variedade nas bancas, que expuseram mais de 200 produtos diferentes, com várias inovações e novos sabores, além de uma área especial para a produção orgânica foram destacaram-se na feira.
“Os números mostram o aumento da comercialização e consequentemente o sucesso da feira. As vendas é o reflexo da nossa capacidade organizativa, da agricultura familiar, como também do seu modelo de produção com alimentos mais saudáveis. Hoje a sociedade sabe quem produz de forma orgânica, com sustentabilidade e preservando os recursos naturais e meio ambiente. Quem faz isso é a agricultura familiar”, avalia Rui Valença, coordenador geral da Fetraf RS.
Novo pavilhão
Questionado sobre a construção de um segundo pavilhão para a agroindústria familiar, o governador do estado Sartori reconheceu que a evolução do segmento. “Este ano, a agricultura familiar deu um salto muito interessante. Acredito que, até o final do ano, teremos novidades para o novo pavilhão", afirmou. “O Estado, assim como a Expointer, também está fazendo a sua travessia. Fazemos o que pudemos, não é tudo aquilo que queríamos fazer, mas o que a gente pode”, completou.
Ao longo dos nove dias da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar apresentou o trabalho de 1.340 famílias, oriundas de 118 municípios gaúchos, em forma de queijos, embutidos, vinhos, sucos, artesanato indígena, plantas e flores. O espaço valorizou as agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela SDR em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead/), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, a conveniada Emater/RS, Fetag, Fetraf/RS e Via Campesina.
Os visitantes puderam degustar produtos e apreciar as novidades dos empreendimentos familiares em 198 espaços (145 agroindústrias familiares, 47 expositores de artesanato rural e indígena, plantas e flores e seis empreendimentos do Estado de Minas Gerais), além de quatro cozinhas.