FETRAF apresenta necessidade de uma reestruturação radical no INCRA

17/05/2012 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva- IMPRENSA FETRAF-BRASIL

A audiência com Celso Lacerda, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), ocorreu na tarde da última quarta-feira (16). A FETRAF apresentou a necessidade de uma urgente e radical reestruturação órgão, a criação de um Conselho (ou similar) Gestor da Política de Reforma Agrária e a revisão do índice de produtividade da terra, dentre outros temas.

De acordo com Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o objetivo é que esse “Conselho” tenha o mínimo de condição de debater e elaborar propostas para sair desse clima que vivemos hoje no Brasil. “A agricultura familiar quer terra. Esse debate precisa ter outro caráter aqui dentro da esplanada”, disse a coordenadora.

Em tom mais crítico Elisângela observou que embora a agricultura familiar tenha obtido avanços nos últimos, “e a FETRAF reconhece isso, existe uma camada da população que não teve acesso à nenhuma política pública de fomento à organização produtiva e fortalecimento da agricultura familiar, que não passa do acesso aos programas de transferência de renda”.

Celso Lacerda, presidente do INCRA, concordou que a reestruturação é necessária, “ou vamos ficar a vida inteira atacando problemas pontuais”, disse.

Ao observar que o orçamento do órgão para 2012 é de R$ 730 milhões, embora seja maior que o ano passado, e sem contingenciamento para investimento, “para se chegar a um patamar de 30% do total do orçamento, se chega a 70% do custeio”, explicou Celso.

“Desse orçamento tivemos a liberação de R$ 200 milhões, mas não temos previsão se o limite financeiro irá liberar mais”, compartilhou.

O INCRA irá se posicionar de forma mais definitiva sobre as reivindicações apresentadas pela entidade