A Federação dos Trabalhadores, Trabalhadoras, Agricultores e Agricultoras Familiares de Goiás (FETRAF-GO/CUT) obteve avanços em negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nesta terça-feira. Em reunião com o representante nacional do órgão, Dr. Fradinimir, foram garantidas quatro vistorias iniciais, com possibilidade de ampliação para até seis, dependendo da disponibilidade de recursos.
Acordos firmados
Próximos passos: Pressão em Brasília
Enquanto parte da liderança da FETRAF-GO permanece em Goiás acompanhando os trâmites no INCRA, uma comitiva seguiu para Brasília nesta quarta-feira (26) para entregar a pauta de reivindicações a CONTRAF BRASIL para encaminhar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e à Casa Civil. A agenda inclui demandas como:
Mobilização massiva
O ato contou com a presença de mais de 400 famílias de trabalhadores, trabalhadoras, agricultores e agricultoras rurais, evidenciando a urgência das demandas.
Contexto
As negociações ocorrem em um momento de tensão fundiária em Goiás, onde centenas de famílias aguardam regularização há anos. A federação reforça que os acordos são um passo importante, mas que a implementação efetiva depende do governo federal destravar verbas e processos. A expectativa agora é de que o governo federal responda às demandas apresentadas.