Cerca de 300 agricultores familiares de Palmeira e São João do Triunfo estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira (26), no Cine Teatro Municipal para o Encontro Municipal de Habitação da Agricultura Familiar em Palmeira, promovido pela FETRAF-BRASIL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF), para assinaturas de contratos para reforma, ampliação e construção de casas para 15 famílias.
Foram contempladas 14 famílias de Palmeira e 11 de São João do Triunfo pelo Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ do Governo Federal, repassados por meio da Caixa Econômica Federal, com objetivo de melhorar as condições de moradia do pequeno trabalhador rural e fixação em sua propriedade.
Após a assinatura dos contratos, o agricultores representados pelas famílias de Célia Regina, de Palmeira e Amilton Chaves, de São João do Triunfo, o diretor de obras Luciano Valério Machado, diretor de Obras da Cohapar, entregou um cheque no valor de R$ 236 mil ao coordenador da COOPERHAF, Martinho Manoel da Silva e ao secretário da Fetraf Brasil, Marcos Rochinski, para saldar compromissos assumidos pelas entidades na área da habitação rural.
Em seguida fizeram uso da palavara, Marcos Levandoski, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira e o primeiro coordenador de habitação rural do município, que discorreu sobre as dificuldades iniciais do Programa e o sucesso que ele é hoje.
Depois falaram vários oradores, entre eles o secretário geral da Fetraf Brasil, Marcos Rochinski, o coordenador da Cooperhaf, Martinho da Silva, o superintendente Regional da Caixa, Luiz Henrique Borgo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vilmar Agostinho Sergiki, diretor de obras da Cohapar, Luciano Valério Machado e o prefeito Altamir Sanson, encerrando a solenidade.
Nos discursos, as autoridades ressaltaram a importância da habitação para o meio rural e para a permanência do agricultor no campo. O coordenador Martinho da Silva, ressaltou que a Cooperhaf é fruto da ousadia de um sindicalismo combativo e da organização da agricultura familiar.
“É do sonho que nasce a luta, da luta a organização e da organização a conquista. Foi assim que há dez anos um grupo de agricultores se reuniu para plantar, com união e cooperação, o que hoje é uma Cooperativa de Habitação Rural referência no Brasil. Resultado de uma luta dos agricultores familiares por acesso às políticas públicas de habitação e por uma vida digna, estes primeiros 10 anos da Cooperhaf ficam marcados por muitas mãos que ajudaram a construir essa caminhada, mãos estas que conseguiram superar obstáculos e desafios”, afirmou .
“Habitação é uma das principais políticas de fixação das famílias no campo. Na nossa concepção ela tem a incumbência também de trazer para o campo energia elétrica, saneamento, estradas, porque não adianta ter um teto se o agricultor não tem o conjunto de políticas para ter uma vida digna. Ela é a porta de entrada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o coordenador.
Altamir Sanson destacou o apoio que sua administração vem recebendo dos governos Federal e Estadual, não só na área da habitação, como em outros setores, citando a assinatura do convênio do PAC 2, no valor de R$ 7,2 milhões em evento recentemente ocorrido na cidade. Citou que também a cidade está sendo contempladas com 150 casas, já confirmadas e que a Cohapar deverá formaliza
Do Encontro também participaram Superintendente Regional da Caixa Econômica em Ponta Grossa, diretores da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Emater, Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), gerentes da CEF de Palmeira e São Mateus do Sul, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Triunfo Nelson Dias da Silva.
Programa
De acordo com Marcos Rochinski, desde a instituição do Programa ‘Minha Casa Minha Vida, antes conhecido como Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em 2003, foram beneficiados 600 famílias em Palmeira e que existem outros pedidos em andamento.
Também participaram do Encontro a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Emater, Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), gerentes da CEF de Palmeira e São Mateus do Sul, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Triunfo Nelson Dias da Silva.
*Fonte: Texto e Foto Folha de Palmeira - Edição FETRAF-BRASIL