A Fetraf Pará por meio da sua diretoria participou de reuniões com vários setores do Governo do estado para firmar parcerias que fortaleçam a agricultura familiar desde a assistência técnica à produção, comercialização e agroindústrias.
Em Belém, na Defensoria Pública do estado a coordenadora Viviane Oliveira participou do encontro das defensorias públicas com os movimentos sociais, que discutiu a criminalização contra as organizações sindicais. O Pará está entre as regiões com maior índice de violência no campo e também é umas das regiões com maior número de assentamentos.
Na mesma semana, a direção também esteve com os gestores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A legislação ambiental, O Cadastro Ambiental Rural, a realização de formação e capacitação para agricultores e agricultoras familiares estavam na pauta.
Ainda, mais duas reuniões, sendo elas: no Instituto de Terras do Pará (Interpa) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), também fizeram parte das ações para avançar com a agricultura familiar, por meio da Fetraf PA.
Dentre as reivindicações está, a celeridade nos processos referente as ocupações de reforma agrária que já estão no órgão público; apoio nas feiras agroecológicas, capacitações nas bases e projetos para melhorar a produção, foram algumas das propostas de parceria.
A Fetraf Pará, nos próximos dias, irá formalizar todas as reivindicações em documento a ser entregue como proposta para construir ações em conjunto,com cada gestão destes setores do governo do estado.
As lideranças estiveram acompanhadas pelo deputado estadual Dirceu Ten Caten e assessor Beto Souza.