A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (FETRAF-BA), em parceria com a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (COOMAF), o Conselho Territorial da Bacia do Rio Grande e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Desidério realizaram dos dias 26 a 28 deste mês, a V Feira da Agricultura Familiar do Território da Bacia do Rio Grande.
A feira aconteceu no Centro Esportivo e Social de São Desidério (CESSD), onde foi realizada também a 9ª Festa de Aniversário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Desidério. O objetivo da feira, segundo o coordenador Geral da FETRAF-BA, Rosival Leite da Silva, que participou do evento, foi a consolidação e o fortalecimento para o desenvolvimento da região.
“Através de grandes eventos como este, objetivamos construir estratégias para que a Agricultura Familiar da região possa avançar em diversos temas. Também foram definidos eixos e ações para este ano para o território da Bacia do Rio Grande”, afirmou Rosival.
Várias autoridades marcaram presença, dentre elas os deputados Federais, Zezéu Ribeiro e Oziel Oliveira; a deputada Estadual, Kelly Magalhães; os dirigentes da FETRAF-BA, José de Jesus Santana (diretor de Políticas Agrárias) e Francisco Dourado dos Passos (do Conselho Fiscal); além de representantes do INCRA, EBDA, ADAB e SUAF. O evento contou ainda com a participação e colaboração dos alunos de agronomia da UNEB e do CETEP, e de dirigentes sindicais, vereadores e prefeitos da região.
Durante a feira foram realizadas oficinas temáticas envolvendo temas de destaque da agricultura familiar, dentre eles o Biodiesel, Tecnologia Sustentável, Habitação Rural, Agro industrialização, Reforma Agrária, Crédito Fundiário, Meio Ambiente, Previdência Social e Assistência Técnica e Extensão Rural. No último dia aconteceu a Audiência Pública com representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica, entre outros, para comentar sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável na Agricultura Familiar com subtemas voltados para a Produção: Organização e Crédito, Industrialização e Comercialização.
Mais de mil pessoas visitaram a feira, que também contou com exposição de produtos da agricultura familiar, comercialização de animais e artesanatos. Além das palestras o evento teve noites culturais com shows de bandas regionais.
Fonte:Meriele Miorando Silva - Assessoria de Imprensa FETRAF-BAHIA