FETRAF PARANÁ REALIZA O II CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

05/12/2022 - 10:25

O Congresso aconteceu durante os dias 29 e 30 de novembro no município de Pinhão no Paraná.

Representantes dos sindicatos da base da Fetraf Paraná, se reuniram para a realização do II Congresso Estadual da Agricultura Familiar do Paraná - Sidney Kohwald, que teve como tema: “Sindicato forte, povo na luta” como lema: “Pela vida, por direitos, para alimentar e garantir dignidade no campo e na cidade”.

Os congressistas debateram e encaminharam proposições relacionadas aos seguintes eixos: o sindicalismo e os desafios com a juventude; o sindicalismo e os seus desafios com as mulheres; o sindicalismo e os seus desafios com a organização da produção e política agrícola; o sindicalismo e os desafios com o meio ambiente; o sindicalismo e os seus desafios com o trabalho de base – organização e formação sindical; o sindicalismo e os seus desafios na construção de políticas e na garantia/ampliação dos direitos sociais e o sindicato e os seus desafios na estruturação de uma política de finanças do sistema Fetraf.

Ao final do Congresso foi eleita a nova direção que estará à frente da Federação no próximo triênio, sendo composta da seguinte forma:  coordenador geral - Elizandro Paulo Krajczyk; coordenação da secretaria geral – Claudemara Veiga de Lima; coordenação de finanças - Luciana de Fatima Alonso; coordenação de mulheres – Roselaine de Fatima Barause; coordenação de juventude - Vanderson de Andrade de Souza; coordenação de formação e organização sindical - Daniela Celuppi; coordenação de organização da produção e política agrícola - Bernardo Vergopolem; coordenação de políticas sociais e da terceira idade – Eldo Matte; coordenação de comunicação – Franciane Carlon Carvalho; coordenação de política ambiental – Claudemir de Chaves. Ainda, como coordenadores regionais: Sudoeste - Neveraldo da Silva Oliboni; Centro - Josenilda da Cruz Ferreira; Centro Sul – Nelson Dias da Silva.

Quanto ao Conselho Fiscal ficou a seguinte composição: membros efetivos - Andre Drebs, Jocelaine Bernardi Kozer e Anderson de Lima; membros suplentes - Neusa Viana, Joceli Vantroba e Luciano Gross.

O Coordenador da Fetraf Paraná, Elizandro Krajczyk, reafirmou a necessidade de fortalecer os sindicatos, aproximando cada vez mais dos agricultores e agricultoras familiares, no sentido de ouvir os reais anseios e transformar em pauta. "A segunda tarefa é fortalecermos as parcerias com o conjunto das organizações dos movimentos sociais do campo e da cidade, para que de forma conjunta possamos avançar em conquistas para a classe trabalhadora”. afirmou

 O coordenador da federação aproveitou o momento e agradeceu os delegados/as, observadores/as, convidados/as, organizações parceiras, o município de Pinhão pela recepção e colocou a direção da Fetraf Paraná a disposição da base sindical e parceiros, para a continuidade da luta.

CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA FETRAF

A criação da Fetraf Paraná se deu no Congresso Estadual da Agricultura Familiar, realizado de 04 a 06 de dezembro de 2013, em Francisco Beltrão-PR, com mais de 1 (um) mil agricultores/as familiares presentes.

Fazem parte da FETRAF-PARANÁ/CUT os Sindicatos de Trabalhadores na Agricultura Familiar, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e as Associações Sindicais, totalizando 52 entidades filiadas e organizadas em 06 microrregiões, abrangendo aproximadamente 100 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares.

O I Congresso Estadual da federação ocorreu em novembro de 2018, no município de Palmeira, com a presença de 120 delegados(as). Em virtude da pandemia, o II Congresso que estava previsto para 2021 foi adiado e agendado para essa data, 29 e 30 de novembro de 2022, no município de Pinhão, que contou com a participação de 130 delegados/as.