Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Piauí escolheram a nova direção da FAF nesta quarta-feira 21.06 para o período de 2017/2020. O processo fez parte do II Congresso da Agricultura Familiar do Piauí, que aconteceu com a participação de delegados de vários municípios.
Além da eleição da nova coordenação, os agricultores (as) também realizaram um debate sobre os desafios da agricultura familiar diante da conjuntura política com foco nacional e estadual.
O coordenador de reforma agrária da CONTRAF BRASIL, Antônio Chaves, que também representa o estado, falou sobre a situação do Piauí e destacou que atualmente os agricultores e agricultoras familiares de toda região sofrem sem recursos e políticas públicas. “Se o Governo Estadual investisse pelo menos 5% de tudo que dá as grandes empresas que aqui se instalam, nossas condições seriam diferentes. As industrias chegam e tem isenção fiscal, mas nunca cumprem com o papel social. O Governo em contrapartida não cobra e nem dá apoio a quem está no campo e é expulso de seu território pelo grande agronegócio”, critica Chaves.
Os agricultores e agricultoras também trouxeram para o debate a situação dos municípios, as dificuldades em fazer os programas chegarem até as localidades. Para a FAF Piauí, o Congresso é o momento oportuno para definir novas diretrizes para que os trabalhadores e trabalhadoras encontrem alternativas para os problemas apontados.
Confira aqui os nomes da nova coordenação da FAF: