Brasil Sem Miséria ampliará assistência técnica rural no Ceará

23/03/2012 - 00:00

Expansão das iniciativas do plano de superação da extrema pobreza são destinadas à população do campo. Edital para ações de extensão e distribuição de sementes será lançado pelo MDA

O governo federal vai expandir as ações de extensão técnica rural e distribuição de sementes para 16,2 mil famílias cearenses. No estado, já são atendidas 3,2 mil desde o ano passado. Com a ampliação, passarão a ser 19,4 mil até o fim do ano. Edital com essa finalidade será lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (22), pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, após encontro com o governador Cid Gomes, em Fortaleza.

As principais ações do Plano Brasil Sem Miséria foram apresentadas pela ministra, que destacou a importância da parceria entre os governos federal, estaduais e municipais. “No caso do Ceará, as metas são qualificar e ampliar a assistência técnica e o apoio aos agricultores. Já existe aqui um trabalho de distribuição e fortalecimento da agricultura familiar. Essas ações estão sendo fortalecidas.”

Tereza Campello anunciou também a construção de mais 80 mil cisternas para beneficiar as famílias do Semiárido cearense. “Nossa perspectiva é que, com isso, a população aumente sua produção, principalmente para vender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).”

Para capacitar os beneficiários do Bolsa Família no Ceará, o governo federal disponibilizará 20 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além disso, o MDS pretende capacitar 2.250 profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas), por meio do programa CapacitaSuas. O recurso será repassado para o governo estadual treinar os trabalhadores da área e melhorar a qualidade dos serviços prestados na rede socioassistencial.

Durante a audiência com o governador cearense, o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão, informou que está prevista a expansão dos serviços socioassistenciais em mais 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), oito Centros Especializados de Assistência Social (Creas), cinco Centros Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP). E mais seis equipes volantes farão a busca ativa da população extremamente pobre nos municípios cearenses.

Todas as expansões na área de assistência social foram definidas nas reuniões da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

*Fonte MDS