Parabéns FETRA/BAHIA pelos seus onze anos de trajetória.

15/04/2015 - 01:15

Rosival Leite coordenador da FETRAF/BA, fala sobre os onze anos da Federação no Estado.

A FETRAF/Bahia completou nesta semana, onze anos de lutas e conquistas. Do seu surgimento até hoje, uma trajetória marcada por melhorias voltadas aos agricultores familiares em diversas frentes, que envolvem principalmente a questão previdenciária, pauta constante dos direitos dos trabalhadores, e a Habitação Rural que já privilegiou cerca de seis mil agricultores por conta dessas politicas estruturantes. “Pensar habitação é pensar além de uma simples casa”.  Explica Rosival Leite, coordenador da FETRAF/BA, um dos personagens dessa história de ascenção e transformação. “Existe uma diversidade de produtos que trata a segurança alimentar, produção de alimentos, arborização e horto jardim que influenciam diretamente na qualidade e no bem estar das famílias. Além disso nós temos pautado fortemente a questão da industrialização da agricultura familiar que permite nossos agricultores colocarem seus produtos na merenda escolar, no PAA, no PNAE. Isso faz parte de uma movimentação importante que a FETRAF no estado da Bahia e no Brasil  impulsiona para geração de renda e permanência do agricultor no campo”. Completa Rosival que fala orgulhoso de algumas conquistas da FETRAF no estado. “Temos vitórias na agricultura familiar e em nossos assentamentos de reforma agrária. E o destaque vai para a infraestrutura de nossas estradas que ajudam no escoamento da produção e também no translado de nossa juventude dos grandes centros urbanos e das escolas. Sem falar da energização, outra pauta importante da FETRAF/Bahia, sobretudo nos municípios mais distantes, que talvez sem nossas “brigas” não teriam acesso a ela. Graças a nossa luta, em união com os sindicatos, somos inseridos nesses bens comuns. São muitas as politicas públicas que conseguimos colocar na casa de cada agricultor familiar. Nós temos o crédito agrícola, o Pronaf Mulher, e o Pronaf Jovem, duas categorias que precisam de uma atenção especial”.

E no aniversário de onze anos, foi também dia de discussão da pauta, que está prevista para ser entregue em maio ao Governo. “Tem muita coisa pela frente”. Ressalta o coordenador que a sete anos se intitula como "FETRAFIANO".  “Centenas de famílias tiveram acesso a créditos a partir de sindicatos e cooperativas, e a FETRAF vem contribuindo incisivamente para isso. Nós temos algumas metas e desafios para 2015. Queremos manter a juventude no campo, oferecer melhores condições para as mulheres rurais e muito mais. Nesse momento temos urgência na questão da saúde e segurança no meio rural. Esse será o ano em que a FETRAF aumentará ainda mais a autoestima do seu povo e contribuirá para o sucesso da agricultura familiar”.

“A festa não é só da Bahia, a festa é da FETRAF espalhada em quase todo País.” Conclui Rosival que não esqueceu de homenagear a todos que fizeram parte dessas mudanças. “Queremos parabenizar a todo o conjunto de "atores" no estado. Nós da direção apenas coordenamos. Existe uma turma que dá o sangue, veste mesmo a camisa. São eles, os quase cem sindicatos existentes por toda a Bahia, “gente da gente”, com objetivos comuns, que organizam ainda mais a nossa agricultura familiar. Parabéns Bahia, Parabéns FETRAF”.

Rosival Leite, Coordenador da FETRAF/BAClara GodeRosival Leite, Coordenador da FETRAF/BA