Ocupação na Secretaria de Agricultura do DF permite acapamento

23/03/2012 - 00:00

Agora, a Secretaria de Agricultura do DF inicia, em parceria com o Incra, os estudos para a definição da área em que eles serão assentados

Após ocupação do prédio da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal por trabalhadores que lutam pela terra, organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF) do DF e Entorno, o governo do Distrito Federal deve assentar, de forma provisória, cerca de dois mil famílias sem terra na região de Brazlândia.

As famílias estavam acampadas desde a noite de domingo (18), na parte externa do edifício. A ocupação, realizada na última quarta-feira (21), foi um ato de protesto pela retirada de famílias que acampavam na Fazenda Laje, em Brazlândia.

De acordo com Francisco Miguel de Lucena, Chiquinho, coordenador-geral da FETRAF-DFE, “em reunião com representantes dos governos local e federal, pedimos autorização para que as famílias permanecessem na Fazenda até que seja identificada uma área definitiva para assentá-las. Além disso, pedimos garantias de segurança para não sofrermos com a truculência militar em desapropriações”.

Agora, a Secretaria de Agricultura do DF inicia, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os estudos para a definição da área em que eles serão assentados.

As diversas ocupações, referentes à luta pela terra que a FETRAF-DFE tem empreendido, compõem a Jornada de Lutas da Agricultura Familiar do DFE. A jornada Naciona terá início no próximo mês.

*Foto: Jornal Coletivo