FETRAF planeja fazer a disputa coletiva nas eleições 2016, através de suas lideranças, em todas as cidades de Pernambuco, disputan

18/08/2015 - 09:36

Com o objetivo de avaliar e propor melhorias para o movimento sindical em 2016, a FETRAF/PE promoveu a 1ª Plenária Estadual da Federação em Pernambuco.

Com o objetivo de avaliar e propor melhorias para o movimento sindical em 2016, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco, promoveu durante os dias 14, 15 e 16 de agosto a 1ª Plenária Estadual da Fetraf/PE, na cidade do Carpina, Zona da Mata Norte do Estado. Participaram do encontro representantes da instituição a nível local e nacional, da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco – SARA, do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, do Gabinete do Senador Fernando Bezerra Coelho, e do Escritório de Advogados Especializado em Causas Previdenciárias – Consulprev.

No primeiro dia de atividades, advogados da Consulprev puderam esclarecer algumas dúvidas aos dirigentes sindicais, quanto à exposição dos processos judiciais previdenciários. Já no segundo dia, o debate central foi dividido em três eixos: Política de Convivência com o Semiárido e Revitalização Econômica da Zona da Mata com foco na Agricultura Familiar; Análise da Atual Conjuntura Política e Econômica Nacional e Desenvolvimento Rural focando a Agricultura Familiar; Desafios da Agricultura Familiar na atual conjuntura no olhar do Movimento Sindical.

Em relação à conjuntura política, os participantes da plenária foram divididos em quatro grupos para criar e desenvolver caminhos para somar com o projeto político sindical da Fetraf/PE em 2016. De acordo com o presidente estadual do órgão, João Santos, os temas discutidos são de fundamental importância para os dirigentes sindicais, principalmente pelo fato quando estes virão disputar as eleições municipais no próximo ano. “Podemos dialogar nesse encontro com nossas lideranças dos Sintraf’s – Sindicatos da Agricultura Familiar, e também com os convidados, mostrando sabedoria e muita inteligência. Entraremos numa disputa coletiva em todas as cidades de Pernambuco, disputando vagas nas Câmaras e Prefeituras, então devemos estar preparados em relação aos assuntos debatidos”, esclareceu.

Representando a Fetraf Brasil, Lázaro Bento, Diretor Nacional de Gestão e Finanças destacou a importância de somar forças para consolidação de um projeto. “Com base no dialogo de nossos dirigentes para o projeto político, enxergamos que existe a necessidade de melhorarmos é claro nos serviços assistenciais de saúde e educação, e sem dúvida na reforma agrária, garantindo que nossos agricultores tenham acesso a terra, e uma melhor qualidade de vida. Esse sem dúvida seria o primeiro passo para termos uma política diferenciada”, garantiu.

A estruturação do projeto recebeu o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, através do diretor de assistência técnica e extensão rural, Alberico Rocha, que falou no evento a necessidade de uma parceria ampliada. “É muito importante o debate político dentro dos conselhos e sindicatos, porque este fator é um instrumento de aptidão que garante a voz das representações dentro das comunidades”, enfatizou.

Representando o Senador Fernando Bezerra Coelho, o assessor político, Wagner Maciel, parabenizou em nome do parlamentar a Federação pela iniciativa. “A Fetraf tem se fortalecido através de iniciativas como estas, de organizar um evento e poder conhecer por completo quem são seus candidatos, e saber o que eles irão fazer. Pois é preciso analisar toda estrutura da casa, para se compreender quais as necessidades que ainda existem”, destacou.

Por fim, no último dia foi traçado uma meta entre os representantes da Federação, de que no mínimo oitenta nomes serão eleitos em todo Estado, dos mais de 150 dirigentes dos Sintraf’s que irão pleitear as eleições do próximo ano. “Já colocamos nossas pré-candidaturas nas ruas, e agora vamos seguir nessa mesma linhagem com nossos grupos, lutando sempre pelo fortalecimento da agricultura familiar”, finalizou o presidente João Santos.