Dirigentes sindicais solicitam PAC da agricultura familiar à ministra Gleisi durante Congresso

10/12/2013 - 13:24

Os dirigentes sindicais da FETRAF-SUL/CUT, FETRAF-BRASIL e FETRAF-PARANÁ solicitaram à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a criação do PAC da Agricultura Familiar.

Os dirigentes sindicais da FETRAF-SUL/CUT, FETRAF-BRASIL e FETRAF-PARANÁ solicitaram à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a criação do PAC da Agricultura Familiar. A solicitação foi feita durante o encerramento do Congresso da Agricultura Familiar do Paraná, no município de Francisco Beltrão – PR. A ministra também recebeu um documento solicitando a implantação de uma unidade da Embrapa na região sudoeste paranaense.

O Congresso da Agricultura Familiar do Paraná iniciou no dia 04 de dezembro e finalizou nesta sexta-feira, com a presença de centenas de agricultores familiares paranaenses e da ministra Gleisi Hoffmann. O coordenador da FETRAF-BRASIL, Marcos Rochinski, em seu discurso, solicitou a criação do PAC da Agricultura Familiar e a ministra Gleisi afirmou ser necessário esse investimento na categoria que gera desenvolvimento e alimento para o Brasil.

Gleisi elogiou a iniciativa das Federações e parabenizou pela criação da entidade no Estado. “Sou fã desta entidade que representa os agricultores familiares e que luta por políticas públicas que melhoram o meio rural”, disse a ministra. Ela citou ainda as conquistas que a agricultura familiar obteve com a luta, como por exemplo, o Pronaf, Seguro da Agricultura Familiar, aposentadoria e a licença maternidade para as agricultoras e a habitação rural.

O coordenador da FETRAF-PARANÁ, Neveraldo Oliboni, ressaltou em seu discurso as necessidades da agricultura familiar levantadas pelos congressistas nos três dias de evento. “Além do PAC da Agricultura Familiar, precisamos de investimentos para a melhoria das estradas do interior, políticas públicas que envolvem a permanência dos jovens no campo e o desenvolvimento do meio rural”, finalizou Oliboni.

Após a participação no Congresso da Agricultura Familiar do Paraná, a ministra Gleisi Hoffmann, realizou a entrega de máquinas do Programa de Aceleração do Desenvolvimento para os municípios paranaenses.