Caravana da Fetraf Ceará se traduz em mobilização contra retrocessos

27/06/2019 - 11:44

Lideranças da Fetraf Ceará disseminam a reflexão e a conscientização política sobre atual conjuntura e ameaças contra o direito dos trabalhadores e trabalhadoras

A Caravana da Agricultura Familiar da Fetraf Ceará chegou em Itapipoca, conhecida como a "cidade dos três climas" por haver em seu território praias, serras e o sertão, no último dia 24 de junho. A cidade que tem na base da economia a agricultura familiar sediou o debate sobre o desenvolvimento do campo e políticas públicas para o fortalecimento do setor, como também os retrocessos que ameaçam o seu futuro.

Para Auri Junior, da direção da Fetraf CE, a Caravana é uma oportunidade de dialogar, frente a frente, com os agricultores e agricultoras familiares, sociedade civil e lideranças políticas. “Na Caravana buscamos o processo de conscientização política. É importante a reflexão do que está acontecendo a partir das medidas do governo de Michel Temer e com Bolsonaro, que aprofunda a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Também alertamos que se a reforma da previdência passar, o reflexo será de mais pobreza e miséria. Os pequenos municípios que precisam do comércio local para gerar economia serão os mais afetados. Então a Caravana também se traduz em um processo de mobilização”, explica Junior.  

A cidade de Itapipoca para além da agricultura familiar também é um parque industrial e de serviços, com um comércio diversificado fazendo com que seja um centro regional de compras e negócios.

A Caravana da Agricultura Familiar da Fetraf CE ainda deve passar por três regiões do Ceará, sendo a próxima cidade Aracati.