A abertura do II Encontro Nacional do Macrossetor Rural da CUT contou com a mesa de debates sobre análise da atual conjuntura política considerando o futuro da agricultura familiar no Brasil.
Lideranças sindicais de vários estados participam da atividade, representando as regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com o tema ‘Pensar, agir, propor o Desenvolvimento Rural no século XXI e a Plataforma da CUT’, o espaço proporciona a construção de ações por melhores condições de vida e trabalho para as populações que produzem e reproduzem a vida no campo.
Ao final dos três dias de debate o grupo deve elaborar uma agenda de ações estratégicas do Macrossetor Rural da CUT.
Na primeira mesa do espaço de diálogo e construção coletiva participaram, os integrantes da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmem Foro, vice-presidente; Madalena Margarida, secretária da saúde do trabalhador; Rosane Bertotti, secretária de Formação; Daniel Gaio, secretário de Meio Ambiente; Cristina Paiva, secretaria de juventude; Ari Aloraldo, secretário de Organização e Política Sindical. E representando as organizações do campo, Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL; Rejane Rodrigues secretária de políticas sociais da CONTAG e Artur Henrique, diretor-executivo da Fundação Perseu Abramo.