PNCF é um marco do acesso à terra para a Agricultura Familiar

10/01/2017 - 17:13

O Programa apóia-se nos princípios da participação, controle social, transparência e descentralização.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é um marco na história das políticas públicas do desenvolvimento social e sustentável, quando se fala principalmente do acesso à terra. Não há dúvidas dos agricultores familiares de que o PNCF mudou a realidade em quantidade e qualidade de vida no campo.

A CONTRAF BRASIL, entidade que é parceira no fortalecimento do programa, confirma em números o avanço do acesso à terra, por meio do PNCF. A quantidade de beneficiários registrados no período de execução do convênio foi de 1.404 agricultores, sendo que ainda há 1.944 propostas da CONTRAF BRASIL no sistema a serem analisadas.

Para que o agricultor tenha meios de participar do programa, é imprescindível a qualificação dos beneficiários. Eles adquirem informações e aprendem a como desenvolver as ações. A CONTRAF BRASIL exerce papel importante nas etapas que englobam a capacitação, mobilização, divulgação e apoio na qualificação de demandas para ampliar e fortalecer o acesso ao PNCF.

Ao todo, foram 2.668 famílias capacitadas, com 101 eventos realizados. Vale ressaltar, que a CONTRAF BRASIL chegou a mobilizar 3.558 possíveis beneficiários nos estados do Piauí, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande no Norte, Pernambuco, Santa Catarina e Bahia, com apoio de 165 técnicos habilitados.

Para a CONTRAF BRASIL o programa é a via de fortalecimento da agricultura familiar, que prioriza a soberania alimentar, através do modo sustentável de produção.