É com grande pesar, que a CONTRAF BRASIL e FETRAF/RN comunica o falecimento do bravo militante do Rio Grande do Norte, Eliziel Barbosa da Silva que ocorreu nesta quinta-feira (19). Externamos nossos sentimentos a toda a família de Eliziel, que tanto contribuiu com as causas sociais. Ele foi o primeiro Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte (CUT/RN) e Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).
ELEIZIEL BARBOSA
Eliziel Barbosa da Silva, brasileiro, casado, nascido aos 27 dias do mês de julho do ano de 1944. foi um dos pioneiros das lutas sociais, sindicais e políticas do Rio Grande do Norte e do Brasil.
A partir da década 60, aos 33 anos de idade, assumiu a direção do STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montanhas/RN, fato ocorrido em 1974, sendo reeleito por mais duas vezes para presidente e mais quatro vezes como secretario geral. Desde então não parou mais na árdua luta de defender as categorias de trabalhadores. Na efervescência da luta pela derrubada da ditadura militar, ELIZIEL, encabeçou juntamente com LUÍS INÁCIO DA SILVA (LULA), PAULO PAIM, ERUNDINA, VICTOR BUAIS, OLIVIO DUTRA, CHICO MENDES e outros a fundação do PT - Partido dos Trabalhadores, sendo candidato a senador em 1982, obtendo em torno de cinco mil votos, que para época foi uma grande façanha, ainda em 1983, ELIZIEL, novamente volta a construir o novo, desta vez foi a fundação da CUT - Central Única dos Trabalhadores, assumindo a presidência da CUT/RN por três mandatos, sendo membro da direção da CUT Nacional por outras vezes.
Na década de 80, ELIZIEL, ajudou construir o CENTRU (Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural), no qual foi um dos coordenadores tanto Estadual como Nacional.
Continuando a luta e sua trajetória, ELIZIEL foi Candidato a Deputado Estadual em 1990 e candidato a vereador de Montanhas/RN e de Touros/RN, outras vezes, na tentativa de mudar os rumos da historia política do Estado.
De 1993 á 2002, ELIZIEL deu sua contribuição como diretor de finanças da FETARN - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte, onde lutou por mudanças reais no rumo político daquela instituição.
Sendo um homem inovador, ELIZIEL sai da FETARN através de uma disputa de chapas, e ainda em 2002, buscando novos horizontes, ele ajudou na criação da FREPAF (Frente Potiguar da Agricultura Familiar), para em 2004 ser um dos fundadores da FETRAF-RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte), sendo um dos primeiros diretores. Em 2005 participou da fundação da FETRAF/BRASIL.
Texto sobre Eliziel de autoria de Pôla Pinto