A 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que ocorrerá de 23 a 26 de abril, em Brasília, irá propor diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater). Nesse processo, as conferências estaduais são preparatórias para a Conferência Nacional.
Com cinco eixos temáticos, sendo: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater, nas conferências estaduais são elaborados relatórios que devem destacar as observações, reivindicações dos participantes para compor o documento-base estadual, que será entregue à Comissão Executiva Nacional.
O I CNATER será composto por delegados eleitos nas conferências estaduais, convidados e observadores. Além de representantes da sociedade civil, sendo 75% representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e 25% de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater; representantes do governo, de entidades governamentais executoras de serviços de Ater e de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e municipal.
Datas das Conferências Estaduais:
Paraná: 13 a 15 de março
Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre: 14 e 15 de março