Aproximadamente 200 agricultores familiares do Território Serra-Mar Agricultores, estiveram no dia 04 de maio na cidade de Tubarão para o ato público em proposta a VI Jornada de Lutas da Agricultura Familiar. Além dos agricultores, entidades como, Cresol, Cooperativas de Produção, Sintraf?s, Ong Montanha Viva e outros movimentos engajados à Fetraf-Sul estiveram unidos em busca por melhores condições de vida e seguridade para permanência no campo.
?Neste ano Dia de Lutas da Agricultura Familiar do Território Serra-mar, nosso interesse era uma maior visibilidade aos movimentos e apresentar propostas de melhoria para a agricultura familiar de nossa região. Nossa pauta de lutas bem fundamentada na busca de assegurar que o agricultor tenha mais vida no campo?, disse Lino de Souza representante do Sintraf Regional de Rio Fortuna.
O Dia de Lutas além de ter realizado o Ato Público no centro de Tubarão com passeata , contou ainda com uma audiência na Fatma em Florianópolis e também um audiência junto ao Intendente da Fatma na unidade de Tubarão onde representantes do movimento entregaram a pauta de lutas da Agricultura Familiar da região.
?Precisamos garantir que os prazos e as leis sejam cumpridas. Nossos agricultores precisam ter seus direitos garantidos. A averbação gratuita, os projetos de habitação, a preservação ambiental são nossas principais lutas. Estamos ainda buscando garantir que sejam mantidos outras lutas já conquistados?, argumenta Arlete Bloemer, Representante Fetraf/Sul.
A VI Jornada de Lutas da Agricultura Familiar vem mobilizando todos os estados do Brasil e SC já garantiu algumas conquistas por meio de outros atos já realizados. Entre estas garantias Jair, representante da Fetraf ?Sul/SC, destaca os encaminhamentos dos projetos de Habitação Rural junto Caixa Econômica Federal. ?Vem sendo organizada uma grande luta junto a Fetraf e sindicatos em todos os estados para conseguirmos garantir que nossas lutas sejam atendidas. Conseguimos garantir junto a Caixa Econômica Federal a regulamentação de uma das modalidades da habitação e temos um segundo prazo para a regulamentação de mais duas modalidades de financiamento e projeto. Estas já são grandes conquistas?, salientou Jair.
Junto a Fatma em Florianópolis e Tubarão algumas garantias foram conquistadas. Entre elas o cumprimento da lei que permite a extração dos 15metros de madeira para subsistência nas propriedades rurais e o encaminhamento de que a EPAGRI deverá ser responsável em estar realizando os projetos para averbação de reserva legal.
Texto: Aline Nandi
Foto: Elvis Campagnollo